"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de janeiro de 2016

O CIDADÃO MAIS HONESTO DO BRASIL É UM CRIMINOSO VULGAR



Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)



















Triste país é este, em que o cidadão que se arvora como a pessoa mais honesta, não passa de um criminoso vulgar, que envergonha a nação no cenário internacional e ameaça processar os jornalistas que denunciaram seus atos ilícitos. Tudo nele é falso, jamais processará ninguém. Sua insanidade é flagrante, trata-se de caso grave, a exigir internação, mas quem se interessa?
Poderia ser um dos homens mais importantes da História da Humanidade. Seu trajetória de vida era impressionante. Partiu do zero ao milhão, um retirante nordestino, que jamais lera um livro, acabara sendo eleito presidente do quinto maior país do mundo, em termos de habitantes e de extensão territorial. Se fosse um cidadão limpo, se não tivesse se tornado um reles alpinista social, teria um lugar de honra no Panteão dos grandes políticos da História, ao lado de Nelson Mandela.
MANDELA DEU O EXEMPO
A diferença é que Mandela tinha formação intelectual, era um advogado negro, perseguido pelo odioso regime do apartheid, que ficou 27 anos preso.
Quando foi libertado, em 1990, já tinha 72 anos. Mesmo assim, conduziu com impressionante sobriedade a transição política, foi eleito presidente, jamais exigiu vingança, comportou-se como um seguidor de Mahatma Gandhi na defesa da não-violência, ganhou o Nobel da Paz em 1993.
Mandela podia ter se reelegido presidente, mas preferiu se retirar da vida pública, preservando-se eternamente como uma das personalidades mais importantes da História de Humanidade.
TUDO EM LULA É FALSO
Com sua impressionante ascensão na vida pública, Lula passou a fugir da realidade, criou um mundo à parte. Jamais uma pessoa praticamente sem formação intelectual ganhou tantos títulos universitários “honoris causa” como ele. Este sucesso nacional e internacional fez muito mal a Lula, passou a se sentir inatingível.  Dizia que acusações contra ele não colavam. E era verdade.
Não faltaram denúncias e livros escritos contando a verdade sobre ele, mas Lula nem ligava, dizia que ninguém acreditaria em autores como Ivo Patarra, José Neumâne Pinto e Romeu Tuma Jr. E realmente poucos acreditavam ou se interessavam sobre o que se dizia dele.
Mas a mentira tem pernas curtas, a verdade acaba surgindo. E hoje Lula é uma pálida imagem do grande homem que poderia ter sido.
POUCO RESTA…
Agora, pouco resta do poderoso ex-presidente. As investigações já demonstraram seu enriquecimento ilícito, já se sabe que ele comandou a institucionalização de uma corrupção que sempre existiu, a diferença é que passou a ser oficializada e com percentual fixado.
A imagem do Brasil no exterior fica cada vez mais encardida. Em breve, Lula estará na cadeia, junto com o filho caçula, que aprendeu tudo o que sabe simplesmente observando o comportamento do pai. E la nave va, fellinianamente enlouquecida, nas mãos de uma mulher sapiens altamente irresponsável, que finge estar governando o país e vivendo no melhor dos mundos, no estilo imortalizado por Voltaire.

30 de janeiro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário