"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de janeiro de 2016

FIM DA 'BLINDAGEM POLÍTICA'

OPOSIÇÃO ACREDITA QUE CERCO A LULA ESTÁ SE FECHANDO
OPOSIÇÃO SE ANIMA COM INVESTIGAÇÃO DO TRÍPLEX ATRIBUÍDO A LULA


"AS EVIDÊNCIAS SE AVOLUMAM E É UM ASSUNTO QUE NÃO SE ESGOTA. PRIMEIRO O TRIPLEX, AGORA O SÍTIO. SÃO ELEMENTOS DEMOLIDORES", AFIRMOU O PRESIDENTE DO DEM (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

A oposição está certa de que o “cerco está se fechando” contra o ex-presidente Lula. Para líderes e dirigentes oposicionistas no Cogresso Nacional, suspeitas ganharam força após uma fornecedora afirmar que a Odebrecht pagou pela reforma de um sítio usado pelo petista e sua família.

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), afirmou que “as evidências se avolumam e é um assunto que não se esgota. Primeiro o tríplex, agora o sítio. São elementos demolidores”. “Em algum momento, esse laço vai se fechar”, concluiu o democrata.

O líder do partido na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), acredita que é o “fim da blindagem política” de Lula após as novas revelações sobre as relações entre Lula e empreiteiras envolvidas no escândalo da Operação Lava Jato colocam o petista “sob grave suspeita”. “São fatos contundentes que minam a blindagem política de Lula e colocam em xeque a figura quase mítica do ex-presidente”, afirmou.

“O Petrolão não nasceu sem pai. Um esquema criminoso desse, altamente organizado, tinha um comando que vinha das maiores instâncias do Palácio do Planalto para manter um grupo no poder e o enriquecimento ilícito de agentes públicos”, afirmou o também democrata senador Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado.

Para o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (SP), não foi apenas Lula que se beneficiou da relação com empreiteiras. “Seu instituto recebeu milhões de empreiteiras por palestras, ele viajou o mundo de carona em jatinhos dessas empresas, seus filhos também foram beneficiados e ainda temos 'presentes', as reformas que, ao final das investigações, poderão ser caracterizadas como propina”, afirmou Caiado.



30 de janeiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário