"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de outubro de 2015

SE COMPROVAR CORRUPÇÃO, TSE PODE ANULAR ELEIÇÃO, DIZ IVES GANDRA

Gandra diz que é “uma obrigação” do TSE

O jurista Ives Gandra Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército e Superior de Guerra e membro da Academia Brasileira de Filosofia, disse em entrevista ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem competência para anular a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice, Michel Temer (PMDB), caso comprove que a campanha da chapa foi financiada por recursos vinculados à corrupção. “O TSE quer saber se o dinheiro da corrupção abasteceu a campanha”, disse.

Num contraponto ao jurista Dalmo Dallari que, em parecer, alegou que o TSE não teria competência para cassar o mandato de Dilma, Gandra diz que, se a corte não tivesse competência para isso, ficaria sem função.

TEM OBRIGAÇÃO

“O TSE tem obrigação (de ver essas questões), se não a corte não teria função nenhuma. O TSE pode anular (uma eleição) com a maior tranquilidade, a corte tem competência para isso. A função do tribunal é saber se o cidadão pode ou não assumir e se o processo foi ou não devido, de maneira que está na sua competência verificar se a campanha foi ilegal ou não”, reiterou Gandra. O jurista fez questão de ressaltar que respeita muito Dallari e que os dois são muito amigos, mas têm discordâncias jurídicas nessa questão. “Gosto muito do Dallari, mas aí não está se discutindo impeachment.”

Para Gandra, o que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu foi apenas a reabertura de uma investigação para saber se houve ou não contaminação da campanha. “Se ficar comprovado que o partido recebeu este dinheiro, e o Vaccari (ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso e condenado na Operação Lava Jato) já está na prisão, evidente que isso poderia levar a eleição de Dilma a ser considerada anulável, uma vez que ela teria sido eleita com dinheiro de delito.”

SUPREMO DECIDIRÁ

O jurista disse ainda que, se o TSE comprovar que a eleição foi contaminada e que Dilma nem Temer deveriam ter assumido o mandato, os dois ainda poderiam recorrer ao Supremo Tribunal Federal. “Quem dará sempre a última palavra sobre esta matéria é o Supremo”, frisou.

11 de outubro de 2015
Elizabeth Lopes
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário