"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de outubro de 2015

OPOSIÇÃO CRITICA CUNHA, MAS PRECISA DELE NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Charge O Tempo 10/10

Os jornais divulgam que, devido ao agravamento das denúncias sobre as contas secretas no exterior do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e de seus familiares, os principais partidos de oposição decidiram cobrar publicamente que o peemedebista se afaste da presidência da Câmara.
No sábado, nota conjunta divulgada por PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade defende o “afastamento do cargo de presidente até mesmo para que ele possa exercer, de forma adequada, seu direito constitucional à ampla defesa”.
Cunha se tornou a ovelha mais negra do rebanho e ninguém mais se arrisca em defendê-lo, não importa se o partido é de situação ou de oposição. Mais alguns dias e até o PMDB estará pedindo que ele renuncie à presidência da Câmara.
APARÊNCIAS, NADA MAIS
Mas nem o PMDB nem as oposições querem que Cunha se afaste. Pelo contrário, torcem desesperadamente para que ele resista a todas as pressões e provas que surgem contra ele, sua mulher e sua filha mais velha. É preciso que ele continue na presidência da Câmara, para comandar o espetáculo do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que precisa ser conduzido com maestria para não dar errado.
O vice-presidente da Câmara é o veterinário Waldir Maranhão, eleito pelo PP maranhense. Como se sabe, o PP é o partido mais envolvido no escândalo da Petrobras, e o próprio deputado Maranhão está denunciado pelo doleiro Alberto Youssef. Em depoimento na CPI da Petrobras, ele disse que o vice-presidente da Câmara recebeu dinheiro oriundo de propinas pagas por empresas contratadas pela estatal, e o pagamento a Maranhão teria sido feito diretamente por Youssef.
UMA DERROTA
Na verdade, colocar Waldir Maranhão na presidência da Câmara seria uma derrota para o PMDB e os partidos de oposição. Não é nada fácil conduzir um processo de impeachment e Cunha está preparado e determinado a fazê-lo.
Esta semana, ele vai recusar o pedido apresentado pelo ex-deputado Hélio Bicudo, pela professora universitária Janaína Paschoal e pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. É exatamente isto que o PMDB e os partidos estão esperando, para recorrer ao plenário e abrir o processo de impeachment.
O mais curioso é que o principal beneficiário de tudo será o próprio Cunha, que sairá da linha de fogo da imprensa, pois daqui para frente o assunto do dia será sempre o impeachment e o envolvimento dele na corrupção da Petrobras passa para segundo plano.

11 de outubro de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário