"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de outubro de 2015

NÃO DÁ PARA COMPARAR GETÚLIO, JANGO E DILMA



Como sou “testemunha ocular da história” desde 1950, quando estava na Marinha e Getúlio foi eleito, sem polêmica digo o seguinte: Nós, trabalhistas do PDT, não devemos comparar a crise que atravessa o governo petista de Dilma com os acontecimentos que levaram Getúlio ao suicídio em 1954 e a deposição de Jango em 1964, são episódios totalmente diferentes.
Contra Getúlio estavam a UDN, as Forças Armadas, a Imprensa em quase sua totalidade e a oligarquia brasileira comprometida com o capital internacional e, atrás de tudo, tacitamente os americanos.
A dita corrupção no governo Vargas era em sua maioria fruto de mentiras publicadas na mídia principalmente no jornal “Tribuna da Imprensa”, de Carlos Lacerda que publicava o que lhe desse à cabeça.
RUBENS VAZ
Depois do assassinato do major da Aeronáutica Rubens Vaz, a prisão de Gregório Fortunato e a devassa em seu arquivo, descobriram-se alguns documentos com pedidos os mais singelos. O que causou grande alvoroço e acabou explorado à exaustão foi um recibo da venda de uma fazenda pelo filho de Getúlio a Gregório, que não ganhando o suficiente para comprar as terras, falou-se logo em corrupção.
Depois foi revelado que Gregório apanhara empréstimo em um banco com aval de João Goulart, como todos sabemos, Jango era um homem riquíssimo. Não era crime, portanto, avalizar um empréstimo. Não fora a morte do major da Aeronáutica, Getúlio teria terminado seu mandato.
QUEDA DE JANGO
Jango foi derrubado com o pretexto de combate ao comunismo e à corrupção, com o apoio da UDN, dos militares golpistas e ostensivo dos EUA, que mandaram para as costas do Espírito Santo uma Força Naval poderosa para invadir o Brasil em caso de resistência.
O caso do governo Dilma é a corrupção” amazônica e a incapacidade (burrice principalmente do PT em defender sua presidente). Dilma até agora não tem nada que a coloque diretamente envolvida na Lava Jato.
Falam em pedaladas. O que é, afinal, a pedaladas: é pedir que a Caixa Econômica ou outro banco pagasse despesas do governo com Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família etc,. O governo ficou devendo por algum tempo depois pagou. Dizem: tem mais, tem mais!
Não existe fundamento jurídico para “impeachment”. Vão fazer um carnaval e vai ficar como está.

04 de outubro de 2015
Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário