"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

COMO SE DIZ NAS RODINHAS DE BAR: SEMPRE HÁ UMA PRIMEIRA VEZ... OU UMA PRIMEIRA DOSE.

Pela Primeira Vez na História da Humanidade a Produção de um país cai 3% SEM ter ocorrido choque algum na economia!!!


Crises econômicas acontecem desde que o mundo é mundo. Mas, pela primeira vez na história da humanidade a produção de um país cai 3% SEM ter ocorrido choque algum na economia!!! Essa é mais uma vitória de 13 anos de PT no poder.

Na antiguidade crises econômicas estavam associadas a desastres naturais: secas, alagamentos, pragas agrícolas, terremotos, ou qualquer outra coisa do gênero. Mais recentemente, algumas crises estavam associadas a algum evento financeiro: crise da bolsa de valores de 1929, hiperinflação na Alemanha na década de 1920, crise subprime nos Estados Unidos em 2007. 
Ou ainda temos as crises associadas a choques negativos de oferta, tal como a crise de 1972-73 e 1979-80, associadas ao choque do petróleo. 
Tem-se também as crises geradas por guerras externas ou internas. Por fim, não podemos esquecer das crises geradas por mudanças bruscas no método de produção (tal como as crises geradas pelas políticas marxistas nos países do leste europeu e asiático).

Mas, repito, pelo melhor de meu conhecimento, o Brasil é o primeiro país do mundo que entra numa crise SEM a ocorrência de choque algum. 
A produção no Brasil, medida pelo PIB, irá cair em 3% esse ano e, provavelmente, cairá novamente em mais de 1% no ano que vem. 
É a primeira vez na história que um país sofrerá tal decréscimo na produção sem que tenha ocorrido choque algum. 
A safra agrícola não quebrou, o preço do petróleo não disparou, não estamos em guerra alguma, em resumo, nosso PIB irá sofrer uma grande redução sem que tenha ocorrido qualquer choque negativo em nossa economia. Como será isso possível?

A redução na produção no Brasil não é decorrência de choque algum. Pelo contrário, tal redução era plenamente previsível como decorrência das péssimas políticas fiscais e monetárias adotadas pelo governo petista. 
Nunca na história da humanidade isso foi possível. 
Nunca na história de um país a produção caiu tanto sem que ocorresse qualquer evento desfavorável. 
O PT foi o choque negativo da economia brasileira. Choque esse tão severo que fará com que nossa produção se retraia num volume superior aos das crises de 1930 e 1980.

Da próxima vez, se você tiver que escolher entre: 1) a crise da bolsa de 1930; 2) a crise do Petróleo e da dívida externa de 1980; ou 3) a crise gerada pelo PT. 
Escolha, sem medo de errar, as opções 1 ou 2. Afinal, de acordo com os dados, o PT consegue ser pior do que qualquer crise.

15 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário