"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

UM GOVERNO TIPO "ORGANIZAÇÕES TABAJARA"

UM GOVERNO TIPO “ORGANIZAÇÕES TABAJARA”


Dilma governa também em ritmo de Zorra Total
















Um ex-ministro de Dilma Rousseff costuma chamar seu governo de Organizações Tabajara. Assim como a empresa fictícia do “Casseta & Planeta”, diz ele, o Planalto está sempre bolando alguma ideia mirabolante fadada ao fracasso.
A ameaça de ressurreição da CPMF foi o novo produto dessa fábrica de trapalhadas. Ao propor o retorno do imposto, o governo voltou a irritar a classe média e, ao mesmo tempo, afugentou empresários que se aventuravam a defender a presidente.
Na política, as reações também foram desastrosas. A oposição reforçou o discurso de que a sociedade está pagando a conta da crise, e o petismo se recolheu em silêncio envergonhado. O vice Michel Temer, cortejado por conspiradores, ganhou um motivo para se afastar ainda mais de Dilma.
TIRO NO PÉ
O tiro no pé poderia ter ser evitado com uma simples avaliação do cenário. Se a CPMF foi derrubada em 2007, quando Lula batia recordes de popularidade, a chance de aprová-la agora seria próxima de zero. Por que gerar tumulto com uma ideia que jamais sairia do papel?
Nunca antes um governo espalhou tantas cascas de banana na calçada em que pisa. No início da semana, Dilma já havia transformado uma possível boa notícia em armadilha, ao anunciar os cortes na Esplanada.
Como ela não informou os alvos da navalha, criou-se um novo terremoto na base aliada. Partidos que se estapeavam por cargos de segundo escalão agora estão em pânico com a ameaça de perder ministérios.
TROMBADAS
Na sexta, um ministro petista lamentava a sucessão de trombadas: “Estávamos saindo da mira, mas terminamos a semana com todos os canhões apontados para nós”.
Na noite de sábado, o governo se rendeu ao óbvio e desistiu da ideia funesta de retomar a CPMF. Mesmo assim, Dilma será criticada pelo recuo. Sua política econômica voltou à roleta do improviso, e o buraco nas contas públicas continua aberto. As Organizações Tabajara não fariam pior.
(artigo enviado pelo comentarista Mário Assis)

04 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário