"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

STJ PRORROGA INVESTIGAÇÃO CONTRA RENAN E 10 POLÍTICOS

ESTA É A TERCEIRA VEZ QUE O SUPREMO PRORROGA AS INVESTIGAÇÕES CONTRA POLÍTICOS


ALÉM DE RENAN CALHEIROS, OS SENADORES EDISON LOBÃO, VALDIR RAUPP, HUMBERTO COSTA E FENANDO BEZERRA COELHO TAMBÉM SÃO INVESTIGADOS (FOTO: ED FERREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar as investigações de 11 políticos por suposto envolvimento no esquema e corrupção na Petrobrás apurado pela Operação Lava Jato. 
Entre os investigados que tiveram inquéritos prorrogados estão cinco senadores: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Humberto Costa (PT-PE) e Fenando Bezerra Coelho (PSB-PE).

O ministro relator prorrogou ainda, por mais 60 dias, os inquéritos dos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), José Mentor (PT-SP), Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Simão Sessim (PP-RJ) e de dois ex-deputados-federais João Pizzolatti (PP-SC) e Roberto Teixeira (PP-PE).

Esta é a terceira vez que o Supremo prorroga as investigações contra políticos. Em março, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Corte abriu inquéritos para investigar a suposta participação de políticos e operadores no esquema que desviou recursos da Petrobrás. 
Atualmente, 59 pessoas são investigadas no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Estão pendentes de análise pelo ministro Teori Zavascki, pedidos referentes aos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). 
No caso do tucano, a PGR pediu no último dia 27 o arquivamento do inquérito, contudo, a chegada de uma denúncia de uma cidadã contra o senador fez com que a Polícia Federal pedisse novas investigações. (AE)

04 de setembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário