"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FORÇA-TAREFA DA LAVA JATO É PRORROGADA POR MAIS UM ANO

TERROR DOS POLÍTICOS COMEÇOU EM 2009 E VAI ATÉ O FIM DE 2016

FASE OSTENSIVA DA INVESTIGAÇÃO VEIO EM MARÇO DE 2014, QUANDO SE DESCOBRIU UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INFILTRADA NA PETROBRAS. FOTO: RICARDO BRANDT


O Conselho Superior do Ministério Público Federal prorrogou por mais um ano a atuação da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná. Com isso, a equipe de 11 procuradores da República continuará até pelo menos setembro do ano que vem os trabalhos da maior investigação já conduzida pelo MPF.

A Lava Jato teve início em 2009 e mirava em um grupo de doleiros por lavagem de dinheiro. A fase ostensiva da investigação veio em março de 2014, quando se descobriu uma organização criminosa infiltrada em unidades estratégicas da Petrobrás.

A força-tarefa revelou um enorme esquema de cartel e corrupção na estatal e também em outros órgãos públicos federais. As 30 denúncias já oferecidas pelos procuradores resultaram em mais de 225 anos de condenação para ex-diretores da Petrobrás, os principais empreiteiros do País, doleiros e lobistas.

A decisão do Conselho do Ministério Público Federal, presidido pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, foi tomada na terça-feira, 1, e referenda a prorrogação para os procuradores regionais da República Antônio Carlos Welter, Januário Paludo, Carlos Fernando Lima e Orlando Martello, que não são locados originalmente no Paraná, a permaneceram na força-tarefa em Curitiba por mais um ano.

Os integrantes do Conselho também decidiram pela designação dos procuradores Júlio Noronha e Laura Tessler, ambos da Procuradoria da República no Paraná (PR/PR), para atuarem na equipe que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás.

Essa já é a terceira prorrogação das atividades da força-tarefa da Lava Jato pelo Conselho do Ministério Público Federal. (AE)



04 de setembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário