"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A DILMA E A MÍDIA FORA DE CONTROLE

Em 10 dias, a presidente Dilma Rousseff foi bem-sucedida no esforço para que Michel Temer deixasse a coordenação política; permitiu que alguns de seus gênios fizessem o anúncio branco da volta da CPMF –como se fosse mero ato de vontade; estimulou o ministro da Saúde a tentar atrair, inutilmente, os governadores para a armadilha; viu o país dizer "não" em uníssono a um novo imposto; assustou o empresariado, que vinha ensaiando uma aproximação e desistiu da tunga. Pareceu pouco à governanta.

No período, ela enviou ao Congresso um Orçamento com deficit na esperança de unir as forças políticas ao ameaçá-las com o caos; largou a batata quente na mão do Parlamento para que este encontrasse as receitas de sua licenciosidade; provocou a disparada do dólar; encontrou-se com Eduardo Cunha em torno do nada; anunciou que pode rever a peça orçamentária; reconvidou Temer para a coordenação política e viu recusado o convite...

Patamar do dólar em meados de dezembro de 2002, quando ninguém conhecia um governo do PT: R$ 3,70. Patamar do dólar no começo de setembro de 2015, quando todos já conhecem o que é governo do PT: R$ 3,70. No primeiro caso, não se sabia nada do que o partido era capaz; no segundo, já se sabe tudo de que é capaz. Moeda desvalorizada pode ser uma escolha de política econômica. Não é o caso.

Tenho insistido aqui, e onde quer que me expresse, que o governo já passou do ponto em que medidas corretivas podem ser adotadas. É evidente que Joaquim Levy, ministro da Fazenda, está sendo malsucedido. Não por má vontade ou por incompetência específica, mas porque suas respostas são estranhas ao arco de compromissos do petismo. Houve, como se sabe, um primeiro voto de confiança na sua capacidade de levar um pouco de racionalidade ao governo. A esta altura, a crise de confiança que atinge Dilma já contaminou o seu ministro da Fazenda.

Até quando Levy parecia a âncora de estabilidade da presidente, aqui e ali se ensaiava algum otimismo. Mas os desastres em série protagonizados pela chefe do Executivo fragilizaram o homem forte da economia, e agora é ela quem tem de vir a público para garantir a permanência do seu ministro. É uma questão de justiça a gente reconhecer momentos inaugurais. Dilma é a nossa Gilda. Nunca antes...

Outro assunto. Ricardo Melo despediu-se deste espaço na segunda para ser diretor de jornalismo da EBC, cargo de confiança do governo do PT, o que me parece tão justo como merecido. Na sua coluna derradeira, insinua que vai se dedicar à "democratização dos meios de comunicação" para "assegurar a verdadeira liberdade de imprensa". Restou a sugestão de que a nossa é falsa.

Foi além e garantiu que, "qualquer que seja esta nova paisagem [a da "verdadeira liberdade"], a Folha tem seu lugar assegurado." Que bom! Aqui ao menos, e enquanto aqui estiver, sinto-me protegido das suas tentações democratizantes. Já nos meus outros empregos, não sei...

Melo aproveitou para rasgar elogios ao jornal, expondo um dos motivos da lisonja: jamais foi censurado. Bem, nem seria possível. Censura é apanágio do oficialismo ou de milícias. A Folha publica o que quiser porque é um jornal privado. Ou não existiria "verdadeira liberdade de imprensa".

Compreendo que os petistas queiram controlar a mídia. Afinal, é impossível controlar a Dilma.


04 de setembro de 2015
Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário