"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

MAIOR ERRO DE DILMA FOI DAR "SUPERPEDALADA" EM ANO ELEITORAL





O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, relator das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff, disse não existir “golpe nenhum” na atuação do tribunal. Ele também afirmou que a dimensão das chamadas “pedaladas fiscais” foi “extremamente superior no ano eleitoral”, em comparação a anos anteriores.
As afirmações do ministro rebatem a entrevista da presidente concedida terça-feira ao jornal Folha de S.Paulo, em que ela chamou setores da oposição de “golpistas” e disse que as “pedaladas” ocorreram diversas vezes antes do seu primeiro mandato.
No dia 17 do mês passado, Nardes listou 13 indícios de irregularidades nas contas, entre eles a manobra fiscal. Ele aproveitou a ocasião para manifestar sua intenção de voto pela rejeição das contas de 2014. No entanto, os ministros acordaram em dar um prazo de 30 dias para a presidente se explicar sobre as supostas más condutas.
De acordo com reportagem, a principal linha de defesa do governo é que a manobra ocorre desde o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que o TCU sempre aprovou as contas de FHC, Lula e dos primeiros três anos de Dilma. Nardes, no entanto, alegou que não há viés político na análise. “Estamos na fase técnica. A presidente deveria se preocupar com a parte política depois, no Congresso”.
NÃO HÁ GOLPISMO
“Não existe golpe nenhum. O TCU cumpre a legislação. As instituições têm de funcionar e têm de ser fortes. Não há um sentimento de golpismo”, disse Nardes.
Segundo o ministro, não se tinha a dimensão da manobra fiscal em anos anteriores a 2014 da forma como existiu essa percepção no ano passado. “A dimensão foi extremamente superior no ano eleitoral”, ponderou ele.
O TCU também considerou um indício de irregularidade a liberação de crédito adicional de R$ 10,1 bilhões em novembro de 2014, com base em decreto presidencial, enquanto deveria ter havido um contingenciamento de R$ 28,5 bilhões. O uso do decreto para influenciar no Congresso a aprovação da alteração da meta de superávit primário é outro indício de irregularidade a ser esclarecido pela presidente, conforme a decisão do TCU.
CONTINGENCIAMENTO
“Essa questão do contingenciamento também não houve nos anos anteriores”, disse o relator.
No ano passado, as pedaladas consistiram em atrasar os repasses do Tesouro Nacional a bancos públicos, que executam programas sociais, como Bolsa Família e o seguro-desemprego a fim de melhorar artificialmente as contas públicas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em seu primarismo, a ainda presidente Dilma Rousseff alega que sempre houve pedaladas. Não deixa de ser verdade, mas com seus grandes conhecimentos de doutora em Economia, ele resolveu multiplicar os pães ad infinitum, especialmente no ano eleitoral. E ainda acha que vai sair incólume…(C.N.)

10 de julho de 2015
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário