"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 31 de maio de 2015

PÂNICO NAS "ZELITES"

CONTAS SECRETAS DO HSBC SERÃO REVELADAS





Muitas personalidades de sucesso estão muito preocupadas com o andamento do chamado caso Swissleaks, nas investigações que envolvem contas bancárias de 8 mil brasileiros na filial do HSBC Private Bank em Genebra, instituição que efetuava transferências secretas para contas em paraísos fiscais.
Reportagem de Erich Decat, no Estadão, revela que autoridades brasileiras enfim conseguiram autorização para ter acesso à base de dados do que está sob a guarda do governo francês.
Assim, uma equipe do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e do Ministério Público desembarca esta semana em Paris, para tomar conhecimento da base dos dados e fazer cópia dos documentos.
O caso Swissleaks foi revelado em 2008 e envolve 106 mil clientes do banco oriundos de 203 países que, entre 2006 e 2007, mantinham depósitos da ordem de US$ 100 bilhões na filial de Genebra. Entre os correntistas há cerca de 8 mil brasileiros, que tinham, numa estimativa preliminar, mais de R$ 7 bilhões ocultados da Receita Federal.
“O Brasil dá mais um passo numa cooperação eficiente com a França e agora passa a fase de conhecimento dos dados referentes a esse caso. Tem se mostrado eficiente a articulação entre o Ministério Público Federal, Receita e Ministério da Justiça”, afirmou ao repórter Erich Decat o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.
CELEBRIDADES
O acesso aos documentos foi pedido pelo governo brasileiro em março.No final de abril, integrantes dos três órgãos estiveram em Paris, onde realizaram uma série de reuniões com as autoridades francesas, pedindo rapidez no acordo bilateral.
Embora o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já tenha afirmado que o foco das investigações será dirigido às empresas brasileiras que abriram contas secretas, o que indica possibilidade de sonegação, a notícia da liberação dos dados causou pânico entre as celebridades envolvidas, especialmente entre os grandes astros e estrelas da TV brasileira.
Na Rede Globo, por exemplo, existe o mito de que, para ser considerado importante na emissora, é preciso ter conta internacional no HSBC. Embora a emissora pague seus funcionários pelo banco Itaú, todos os que viajam para o exterior abrem conta no HSBC.Esse mito se espalhou para outras redes de TV.
PERSEGUIDOS PELA MÍDIA
Agora, grandes artistas, roteiristas, apresentadores, diretores e até jornalistas agora estão apreensivos. Sabem que não cometeram nenhum crime ao abrir contas secretas, se julgam perseguidos pela mídia. Alguns correntistas das contas secretas do HSBC já são conhecidos, como Jô Soares, Ratinho e Cláudia Raia; muitos outros também terão seus nomes divulgados.
Se tivessem se deixado levar pelo modismo de abrir contas secretas no exterior, não teriam motivos para preocupação. Mas agora é tarde. Todos os dados obtidos pelas autoridades do Executivo brasileiro terão de ser encaminhados à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, que também investiga o caso. E a primeira coisa que os membros da CPI fazem é vazar informações para a imprensa. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe.

31 de maio de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário