"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de maio de 2015

IMPRENSA ESTRANGEIRA REPERCUTE REPORTAGEM DE ÉPOCA SOBRE LULA


New York Times, El País, Reuters e Barron's publicaram notícias sobre suspeitas do MPF de que ex-presidente facilitou contratos do BNDES para empreiteiras.


REDAÇÃO ÉPOCA



Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva durante evento em comemoração ao Dia do Trabalho em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A suspeita do Ministério Público Federal (MPF) de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva facilitou negócios para empreiteiras como a Odebrecht, com ao menos US$ 4,1 bilhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme publicou ÉPOCA na reportagem de capa desta semana, repercutiu entre principais veículos do mundo neste sábado (2).

The New York Times, dos Estados Unidos, publicou que “o ambiente político do Brasil estremeceu na sexta” com a publicação de ÉPOCA. “A notícia vem num período difícil para o governo do PT, com o senhor Da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, lutando contra pedidos de impeachment por causa do escândalo de propinas na companhias nacional de petróleo”.

El País, da Espanha, também lembrou do péssimo momento vivido pela presidente. “Essa guerra de denúncias deixa claro que o governo Dilma pode enfrentar uma batalha similar à Lava Jato, para desgastar ainda mais sua desgastada governabilidade”, escreveu.

reportagem de ÉPOCA foi repercutida também pelo Barron’s, revista econômica americana que pertence ao grupo do The Wall Street Journal. “Ainda não sai fumaça da arma, mas a investigação expõe a presidente Dilma Rousseff a mais problemas políticos e econômicos”.

agência de notícias britânica Reuters ressaltou que uma porta-voz do MPF confirmou uma investigação preliminar sobre Lula, cujo prazo é de 90 dias para decidir se o ex-presidente cometeu algum crime de tráfico de influência e para abrir uma investigação formal.

03 de maio de 2015
in blog do beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário