"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de março de 2015

PEIXES GRANDES E PEQUENOS


 à Procuradoria Geral da República (Foto: Divulgação / Movimento Vem pra Rua)
Janto segura cartaz levado por manifestantes
 
Tenham sido 35, 38 ou 40 os parlamentares integrantes da lista do Procurador Geral da República ontem entregue ao Supremo Tribunal Federal, a verdade é que responderão a inquérito criminal aberto naquela corte. Conforme Rodrigo Janot, quem tiver que pagar, vai pagar.
Não haverá sigilo nas investigações, ainda que até agora não tivessem sido divulgados os nomes dos supostos envolvidos no escândalo da Petrobras. Eles serão comunicados antes do conhecimento da relação pela imprensa, numa espécie de deferência a quantos, mesmo relacionados, ainda devem ser considerados inocentes até que se lhes prove a culpa.

A expectativa é de que o processo não demore o tempo que demorou o referente ao mensalão, mas ninguém deve esperar apurações e condenações tão cedo. A pena, por enquanto, é moral, conhecidos e apontados na rua os legisladores suspeitos de ter participado da roubalheira na estatal petroleira.

A argumentação de todos, para defender-se, será baseada em que podem ter recebido para as campanhas eleitorais dinheiro proveniente de desvios, superfaturamento e aditivos ilegais verificados na Petrobras, por obra e graça de empreiteiras, doleiros e diretores da estatal, mas não sabiam de sua procedência.
Dirão ter-se comportado de acordo com a lei. A seus advogados caberá provar a afirmação, ainda que no caso do mensalão, muitos não tenham convencido os ministros do Supremo e, por isso, sido condenados à prisão.

A grande curiosidade no Congresso e fora do Congresso refere-se aos nomes dos deputados e senadores envolvidos. Há peixes grandes e peixes pequenos. Só os detentores de mandatos parlamentares responderão junto ao Supremo. Além dos que não se reelegeram,
governadores e ex-governadores, assim como ex-ministros, serão julgados em outros tribunais superiores ou na justiça de primeira instância do Paraná. É grande a expectativa, a desvendar-se nos próximos dias.

AS GULOSEIMAS DE MADAME
A presidente Dilma anda mesmo num permanente inferno astral. Depois da reação dos partidos de sua base parlamentar aos ajustes propostas pelo ministro da Fazenda, e da grosseria de Joaquim Levy diante da desoneração das folhas de pagamento das empresas, vem a chefe do governo atropelar a lei válida para todo cidadão e entrar em território brasileiro, em aeronave presidencial, levando latas de doce de leite uruguaio na bagagem. Qualquer um que desembarque com essas guloseimas na mala verá elas serem confiscadas e ainda receberá uma repreensão dos agentes da Alfândega. Já Madame…

05 de março de 2015
 Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário