"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O GOLPE DO FLORATIL




Tenho uma certa tristeza de dizer que, na idade em que me encontro, às vezes me defronto com a diarreia. Diarreia incoercível que me faz infeliz. Aí, enclausurado em casa, tomo floratil.

Pois o país, em que também me encontro, precisa com urgência de um floratil. Nossos generais, diante da agonia do Estado, são cagões...

Seres humanos da pior espécie engendrada, cujo único desejo é receber o soldo no dia três. Os pálidos coliformes fecais que eles despejam não ficam à fé dos pobres civis que eles dizem defender.

Estou assistindo à morte de uma Nação e eles se dizem legalistas, constitucionais, muito dignos – ora ora, jogar canastra no Clube Militar – enquanto o país se esboroa...

Canalhas são esses indivíduos que se dizem funcionários públicos para defender a Pátria. Canalhas, sórdidos e sem poder.

Todos os sonhos que acalentei na juventude, durante a tal ditadura militar, foram para o espaço. Agora, presencio com tristeza que temos Forças Armadas precisando de floratil. São todos cagões...

Que venham à minha casa deflorar o meu jardim. Estou em expectativa. O que fazem vocês da vida diante do espetáculo dantesco que estão presenciando?

Não, quando eu for para a reserva, com minha aposentadoria garantida, irei naturalmente participar. Antes não. Tenho que bater continência para os chefes e estou proibido de pensar. Mas agora, quem sabe, posso até virar oposição... Ganhei um cérebro, finalmente.

Uma Nação que não tem guerras externas e cujo Exército não aguenta dez minutos de confronto contra ninguém só pode ter o PT dominando o país.
Que merda! Uma Escola Superior de Guerra estudando as crises e nada estipulando...

A “Comandanta-em-Chefa” mandando no país e os generais cagões nada dizendo. Eu sou poeta e tenho pena...

A corrupção mais deslavada, de 200 bilhões de dólares, e os militares esperando uma ajudinha no começo do mês – pobres diabos – quando pensei que estava descompensado pelo floratil, descobri, qual nada, que em minha Pátria existem cagões generais, são maiores que eu.
Por favor, me desculpem, prefiro ser poeta...

13 de fevereiro de 2015
Waldo Luís Viana é escritor, poeta, economista, jornalista e detesta militar sem floratil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário