"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO 2


Dilma Rousseff chorou ontem de emoção com o relatório da Omissão Nacional da Verdade, que culpou 377 agentes do Estado por crimes na tal Ditadura Militar, mas esqueceu das 126 vítimas reais do terrorismo da esquerda armada nas décadas de 60-70.
Certamente, a Presidenta vai abrir o berreiro, de medo, quando a Operação Lava Jato promover uma devassa nas caixas pretas operadas pela Diretoria Internacional e pela Diretoria Financeira da Petrobras. A denúncia de um funcionário de carreira da empresa à Polícia Federal forçará Dilma a exonerar diretores da empresa.
 
A Presidenta insiste em proteger a amiga Graça Foster no comando da companhia. No entanto, torna-se insustentável a permanência no cargo de Almir Guilherme Barbassa. A poderosa figura acumula a Diretoria Financeira e a função de relacionamento com o mercado.
Barbassa também foi o presidente da subsidiária Petrobras International Finance Company (PIFCo) - que foi alvo das revelações do empregado à PF. Como Barbassa foi o responsável por todos os pagamentos feitos pela Petrobras, ele fica na corda bamba, na avaliação de analistas do mercado. Só se sustenta se for preservado pelo lobby dos bancos, com quem rola a imensa dívida diária da Petrobras.
 
O depoimento do "garganta profunda do Petrolão" detalhou negociatas na compra da refinaria Pasadena, causando prejuízo de US$ 792 milhões. Demonstrou supertafuramentos no afretamento de navios pela Petrobras America. Indicou sobrepreços no aluguel de plataformas pela Petrobras Global Trading, com sede na Holanda, mais conhecida como Petrobras Netherlands.
Também explicitou o prejuízo milionário na venda de 50% dos ativos da Petrobras na África para o BTG Pactual, fechada em julho de 2013, além dos prejuízos superiores a US$ 700 milhões em blocos de exploração em Angola, causados por “ingerência” política. Se o depoente detalhou o funcionamento das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) da Petrobras, o mundo virá abaixo da camada pré-sal.
 
O "garganta profunda" desvendou como funcionava o esquema na área Internacional da Petrobras, controlada pelo lobista Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema.
Baiano deve acabar forçado a aderir a um acordo de "colaboração premiada". Se ele falar, não fica pedra sobre petróleo. Outro denunciado pelo revoltado funcionário de carreira da Petrobras foi o engenheiro maranhense José Raimundo Brandão Pereira, apadrinhado pelo ministro Edison Lobão (PMDB) - que, na verdade, é o homem de José Sarney no "condomínio" petista. Pereira, que deixou a empresa em 2012, foi diretor da Petrobras International Finance Company (PIFCo) e trabalhou com Paulo Roberto Costa na área de Abastecimento.
 
Assim que os processos da Lava Jato chegarem ao núcleo político, pela quantidade e poder dos envolvidos, Dilma Rousseff ficará politicamente ainda mais insustentável. O segundo mandato já nasce acabado, porque o primeiro tem um final melancólico - que só será salvo pelos festejos de final de ano, as férias do judiciário e o recesso do legislativo. Dificilmente, o governo escapará do Fevereiro Negro - a não ser que o carnaval dê uma aliviada. A partir das Águas de Março, a ingovernabilidade será fatal, com a enxurrada de indiciamentos dos corruptos do Petrolão, Eletrolão e outros escândalos menos votados.
 
Anticorrupção
 
"A responsabilidade dos administradores de companhias e a Lei Anticorrupção".
 
Eis o título da palestra-debate marcada para a próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, das 8h30min às 10h30min, na Av. Paulista, 1776, 1 andar.
 
Os debatedores são Haroldo Malheiros Verçosa, José Alexandre Guerreiro e Carlos Henrique Abrão, com moderação de Carlos Roberto Mateucci.
 
Brincadeira tem hora
 
 
Garotinho no BB? Não... A amiga Dilma deve indicá-lo para o BBB...
 
Estilo Jair Bolsonaro
 
"Fica aí, Maria do Rosário, fica! Há poucos dias tu me chamou [sic] de estuprador no Salão Verde e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece”.


Vídeo com a sinceridade grosseira do deputado Jair Bolsonaro faz sucesso nas redes sociais.
 
E a gracinha da Maria do Rosário, deputada radicalóide do PT gaúcho, que vive estuprando a realidade dos fatos, aproveita para posar de vítima...
 
Tadinho do Vargas...


O garotão na foto, ao lado da amada Dilma, agora perde o foro privilegiado e fica prontinho para um indiciamento na Lava Jato...
 
O deputado baiano Antônio Imbassahy celebrou em seu facebook o valor do voto aberto para resolver problemas na Câmara dos Deputados:
 
" O que o voto aberto faz – a Câmara cassou o mandato do deputado André Vargas por quebra de decoro pelo seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, que lavava o dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Temendo esse resultado, o PT até que tentou evitar que o processo contra Vargas fosse votado, mas não teve jeito. Placar da votação aberta: 359 votos a favor da cassação, um contra e seis abstenções. Com o voto secreto, o resultado poderia ser outro. O voto aberto foi instituído no ano passado depois que a Câmara, em agosto, em votação secreta manteve o mandato do deputado Natan Donadon, preso por peculato e formação de quadrilha".

Seu mundo caiu


Depois da macarronada...
 
A Presidanta Dilma Rousseff instituiu, através da Lei Nº 13.050, de 8 de dezembro de 2014, com apenas dois artigos, uma importante data nacional:
 
" Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Macarrão, a ser celebrado em todo território nacional, anualmente, no dia 25 de outubro".
Bem que a nazicomunopetralhada podia fazer uma lei com a numeração 13.051 e instituir o Dia Nacional da Pizza com Cachaça - ingredientes que ficam bem adequados às necessidades do atual desgoverno...


Indefensável


No escurinho do cinema

 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

12 de dezembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário