"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O JUSTIÇAMENTO DO DELEGADO OTÁVIO



 
Um dos policiais dentre os 377 militares e civis apontados pela Omissão da Verdade como “responsáveis por crimes na ditadura” está o nome do delegado Otávio Gonçalves Moreira Junior, lotado no DOI/CODI/SP quando de seu assassinato.
 
Vejam o que a Omissão da Verdade escreveu, em seu relatório, sobre ele, mentindo e fraudando descaradamente a VERDADE, inclusive na data do assassinato, deixando claro como, de forma vil, sem escrúpulos e sem nenhum compromisso com a VERDADE, o tal relatório foi escrito.
Vale recordar e repetir que, por exemplo, o Marechal do Ar Eduardo Gomes patrono da Força Aérea Brasileira foi apontado como um dos “responsáveis pelos crimes da ditadura”. Disse o relatório sobre o delegado Otávio:
 
Delegado de polícia. Serviu no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS/SP) e posteriormente no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) do II Exército. Foi morto no Rio de Janeiro em 1972. Teve participação em casos de detenção ilegal, tortura, execução e ocultação de cadáver.
A VERDADE, extraída do site averdadesufocada.com:
 
Sexta-feira, 23/02/1973, à noite, Dr. Octávio viajou para o Rio de Janeiro. Sábado amanheceu no Rio e foi para o apartamento onde sempre se hospedava. Em seguida, foi à praia de Copacabana. Não percebeu dois homens estranhos que o observavam. No dia seguinte, domingo, 25/02/1973, pela manhã foi à praia . Jogou vôlei e, na volta, foi almoçar no Leme, com seu amigo Carlos Alberto Martins. Voltou do almoço e, distraído, não notou um automóvel Opala estacionado na esquina da Avenida Atlântica com a Rua República do Peru. Os carrascos estavam à espreita desde as 15 horas. No Opala, os encarregados da execução. Os outros estavam em locais estratégicos para dar cobertura.
O Dr Octávio estava de bermudas e como sempre, desarmado. Parou em um orelhão para ligar para a noiva. Nesse momento, Bete Chachamovitz fez um sinal e o apontou para os assassinos. Três terroristas partiram em sua direção. Uma esteira de praia, debaixo do braço de um deles, escondia uma carabina calibre 12 mm, arma de caça, de alto poder de destruição.
De dentro da esteira partiu o primeiro tiro que o atingiu pelas costas. O impacto foi tão forte que o derrubou e o atirou longe. Um segundo tiro, dirigido ao coração, atingiu um crucifixo de ouro que ele trazia - Dr Octavio era católico praticante e pertencia à Ordem Terceira de São Francisco. O outro homem aproximou-se e deu-lhe mais dois tiros no rosto, deformando-o. Os últimos tiros foram disparados de uma pistola 9 mm. Ele morreu instantaneamente. Seu amigo, Carlos Alberto, foi ferido com dois tiros, mas sobreviveu. Os assassinos jogaram panfletos sobre o corpo e fugiram em seguida.
Como impacto sobre os órgãos de segurança não poderia haver melhor escolha. Dr. Octávio era um delegado idealista, carismático, amável e estimadíssimo.
Participaram da ação:
Quatro militantes da ALN:
Bete Chachamovitz - ALN;  Merival Araújo (Zé) - ALN;  Flávio Augusto Neves Leão Salles (Rogério) - ALN; Thomaz Antônio da Silva Meireles Netto (Luiz) - ALN;
Dois militantes da VAR-PALMARES, antigos companheiros da presidentA DILMA:
José Carlos da Costa (Baiano) – VAR-Palmares;  James Allen Luz (Ciro) - VAR-Palmares;
Dois militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário:
Ramires Maranhão do Vale (Adalberto) - PCBR; e  Ranúsia Alves Rodrigues (Florinda) - PCBR.

  Dos acima citados pelo menos um sobreviveu à guerra suja: Flávio Augusto Neves Leão de Salles, que atualmente vive no Rio de Janeiro.
12 de dezembro de 2014
Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário