"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DE NOVO, O DILÚVIO!


 



Pelo menos até agora, ninguém ficou chocado com os nomes de políticos revelados   na delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto  Costa. São  deputados, senadores, governadores e dirigentes partidários há muito envolvidos em denúncias  que,  mesmo pouco explicadas,  levam-nos à conclusão de sempre: são bandidos.
Vale esperar pela divulgação da lista completa para saber da existência de surpresas, ou seja, de supostos arcanjos na realidade demônios.

O que emerge dessa nova temporada de corrupção explícita é a certeza de que o mensalão não morreu. Transfigurou-se. Nos tempos do Lula, os partidos que  apoiavam seu governo recebiam propinas engendradas por uma quadrilha formada por bancos,   publicitários e altos funcionários do palácio do Planalto. No governo Dilma, mudaram as fontes de irrigação do Congresso com dinheiro podre.
Agora são a Petrobras e as  empreiteiras de obras públicas, mas os beneficiários continuam os mesmos: os partidos da base oficial. Certamente mais amplo, esse novo capítulo da corrupção  deslavada aprendeu com os erros anteriores.
 Agora são contratos superfaturados das atividades da empresa estatal com empresas privadas, com 3% distribuídos pelos políticos, destinados a garantir para o palácio do Planalto maioria no Congresso. Com passagem pela caixa dos partidos e para o  bolso de parlamentares e servidores públicos.

Livrou-se o Lula, alegando nada saber do mensalão. Deve livrar-se Dilma,  com o argumento de ignorar o que se passava nos desvãos da Petrobras. O diabo é que são os mesmos: PT, PMDB, PP, PR, PTB e outros enfiados até o pescoço na lambança da garantia  de votos. Os números por enquanto variam: 49 ou 62 deputados? Dois ou quatro governadores?  Doze ou quinze senadores?  Um ou cinco ministros?

Não se incluirá as empreiteiras no rol das vítimas, coitadinhas que se não cedessem à chantagem perderiam seus contratos. Pelo contrário, lucraram como nunca ao superfaturar o preço de suas obras. Metade para os políticos, metade para elas?

Não escapa ninguém dessa pantomima, a começar pelo PT, que teve seu primeiro tesoureiro, Delúbio Soares, condenado e hoje na cadeia  por envolvimento no mensalão.  Agora, seu sucessor, João Vaccari Neto, ainda solto. No episódio inicial  foi necessário o tacape do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Aguarda-se a borduna de Ricardo Lewandowski, mas garantir, quem garante?

Até os presidentes da Câmara e do Senado aparecem na delação premiada do meliante comprovadamente tendo enviado 23 milhões para contas secretas na Suíça, felizmente congeladas por iniciativa do governo daquele país.

Fazer o quê? Fechar a Petrobras, outrora motivo de orgulho de todos nós?  Extinguir os partidos políticos? Decretar o recesso do Congresso? Votar o impedimento de Dilma Rousseff, por omissão evidente? Chamar de volta os militares, que tanto mal causaram às instituições democráticas?
Melhor seria convocar o Padre Eterno, com direito à presença de Jeová, Alá, Tupã,  Isis, Osíris, Júpiter, Zeus e quem mais mereça em pouco de fé, fazendo-lhes um desesperado apelo: de novo, o dilúvio…
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário