"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de agosto de 2014

ENTRANDO NA FESTA PELA PORTA DOS FUNDOS



 
Dos 81 senadores em exercício, 23 são suplentes, alguns exercendo temporariamente os mandatos, por licença dos titulares, outros em definitivo, pelo falecimento ou impedimento daqueles.
A suplência dos senadores constitui uma aberração, menos porque não tiveram um único voto nas eleições passadas, mais porque foram quase todos escolhidos em função de suas contas bancárias.

 O suplente, com exceções, ajuda a bancar a eleição do senador, quando não é seu parente próximo.
Antes dois, agora são três os suplentes, que ao longo dos mandatos sempre recebem a compensação de assumir por alguns meses, fazendo jus a todas as regalias do cargo, inclusive planos de saúde para eles e suas famílias até a eternidade.
 
Durante curto período adotou-se a prática de que o suplente era o segundo colocado nas eleições para o Senado. Foi assim, por exemplo, que Fernando Henrique Cardoso debutou na política eleitoral, derrotado mas sucedendo a Franco Montoro, eleito governador.
 
Hoje, os suplentes são o jeitinho brasileiro que tanto denigre a representatividade popular. Não haverá reforma política em condições de apagar essa mancha. Quem não quer entrar na festa pela porta dos fundos, sem ser votado?
 
Ficou evidenciado, esta semana, que o patrimônio dos candidatos a suplente supera de muito o patrimônio dos candidatos a titular, ainda que tenha coisa pior: outra vez com a ressalva das exceções, como classificar o desempenho dos suplentes, definitivos ou temporários? Nota zero, em termos de apresentação de projetos importantes ou de participação nos grandes debates.
 
Em suma, o Senado representa a Federação. O Piauí dispõe de três senadores, assim como São Paulo, equilibrando poder político e poder econômico com a Câmara, que representa a população, com 70 deputados por São Paulo e sete pelo Piauí. Mas os suplentes de senador, a quem representam?
 
REFORMA AGRÁRIA, NEM PENSAR
 
Hoje é dia dos três principais candidatos à presidência da República enfrentarem os donos da terra, na Confederação Nacional da Agricultura. Serão apresentados em separado, sem oportunidade de debaterem entre eles, como aconteceu na Confederação Nacional da Indústria.
 
Para cada plateia um discurso diferente, ainda que Dilma, Aécio e Eduardo devam bater na mesma tecla, falando o que os fazendeiros querem ouvir. Sendo assim, só por milagre defenderão a reforma agrária, preferindo exaltar o agronegócio. Se ousarem aceitar o convite do MST a conversa será bem diferente.

09 de agosto de 2014
Carlos Chagas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário