"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de agosto de 2014

CARISMA


 
 

Ameaçado de cassação pelo Conselho de Ética da Câmara, por envolvimento  com o doleiro Alberto Youssef, o deputado federal  André Vargas, ex-PT, atualmente sem partido, um dos mais ardorosos defensores da candidatura de Lula para as próximas eleições presidenciais, afirmou, em recente entrevista, que o ex-presidente seria imbatível em virtude de seu carisma, atributo que não vê na atual presidente, candidata à reeleição pelo PT. 

É bem possível que o parlamentar ameaçado esteja correto na sua especulação, mesmo sendo ela inspirada pela probabilidade de ter ele aumentada sua sobrevivência como político, com a volta do dinossauro petista ao poder. 

Fica, no entanto, no seio da sociedade consciente e preocupada com o futuro do país, a amarga sensação de que o eleitor brasileiro, face ao seu despreparo e falta de visão política, filha de um sistema educacional pessimamente classificado em termos internacionais, vivendo numa democracia claudicante e veladamente ameaçada, seja capaz de confiar num cidadão comprovadamente impregnado de atitudes demagógicas; dotado de ambição descontrolada pelo poder, a ponto de coordenar artifícios criminosos, sempre por ele  negados, de corrupção política visando a aprovar projetos de interesse do governo; useiro e vezeiro em colocar os interesses do partido à frente dos do país; pai de uma política externa equivocada que tira o Brasil do fluxo saudável de comércio e investimento internacionais; incentivador da divisão da sociedade, através da refirmação frequente do "nós e eles"; protagonista de escândalos dignos da decadência dos sultões no ocaso do império otomano e, não menos importante, arauto do fato de que a ascensão a partir da pobreza nem sempre é um apanágio de atitudes edificantes.  

É desalentador contar com a hipótese de que o voto possa ser instrumento de auto-imolação de um povo, sem que ele perceba, e constatar, para tornar a atmosfera ainda mais pesada, que Deus está lentamente deixando de ser brasileiro.  

09 de agosto de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário