"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A MENTIRA DOURADA E A REALIDADE CINZENTA

Há um ano, o governo petista previa PIB crescendo 4,5% em 2014. Sabem qual é a previsão hoje? 1,24%! E eles querem mais quatro anos...

Os dois "gênios" e as suas projeções ...Continuam rindo da nossa cara.

Os analistas pioraram pela terceira semana seguida a perspectiva de crescimento da economia brasileira em 2014 após novos sinais de fraqueza da atividade, mantendo a expectativa de que o Banco Central não voltará a elevar a Selic, a taxa básica de juros, neste ano.

A pesquisa Focus do BC, feita com economistas de cerca de cem instituições financeiras, apontou nesta semana que a expectativa para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano agora é de 1,24%, contra 1,44% na semana anterior. Há um mês, a projeção estava em 1,62%. A expectativa para 2015 também se deteriorou e a mediana passou de 1,80% para 1,73% de expansão.

Em mais um sinal de dificuldade da atividade econômica brasileira em se recuperar após o resultado ruim do primeiro trimestre, as vendas no varejo recuaram 0,4% em abril sobre março, apontando que a fraqueza do consumo se estendeu para o início do segundo trimestre. Mesmo com o avanço da concessão de crédito –que impulsionou a venda de veículos–, o varejo ampliado, que inclui automóveis e material de construção, ficou aquém do previsto e subiu 1,6%.

Com isso, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu apenas 0,12% no mês, mostrando atividade econômica fraca no início do segundo trimestre, em um cenário de inflação alta e confiança estremecida. Com a mesma expectativa de economia andando de lado, o Banco Mundial reduziu de 2,4% para 1,5% a projeção de crescimento da economia brasileira este ano.

Os economistas consultados no Focus também pioraram pela terceira vez seguida a estimativa de expansão da indústria em 2014, projetando agora crescimento de apenas 0,51%, quase metade do previsto na semana anterior (0,96%). Para 2015, a projeção seguiu em ampliação de 2,25%.

INFLAÇÃO

Em relação à inflação, no Focus os economistas ajustaram a projeção para o IPCA este ano a 6,46%, 0,01 ponto percentual a menos que antes. Nos próximos 12 meses, a estimativa passou a 5,91%, frente a 6,01% anteriormente.

Já o Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções, manteve a perspectiva de que o IPCA terminará 2014 com uma alta de 6,30%. Em maio, o IPCA desacelerou a alta a 0,46% ante o mês anterior e chegou em 12 meses a 6,37%.

Agora, os analistas esperam a divulgação na quarta-feira dos números de junho do IPCA-15, em meio à deflação dos preços no atacado e à desaceleração da alta dos alimentos ao consumidor registrada pelos Índices Gerais de Preços da Fundação Getulio Vargas (FGV). A previsão referente a 2015 saiu de 6,03% para 6,08%, e de junho seguiu em 0,34%.

Os economistas ainda mantiveram a perspectiva de que a Selic não voltará a ser elevada este ano, encerrando 2014 no atual patamar de 11%. Nova elevação da taxa básica deve ocorrer, segundo eles, apenas em janeiro, de 0,50%, mesma perspectiva da pesquisa anterior. Já o Top 5 de médio prazo vê a Selic a 11,25% este ano, mesma projeção da semana anterior.

(Folha de São Paulo)

16 de junho de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário