"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de maio de 2014

O NOME É CENSURA!

Para Lula, acabar com a liberdade de imprensa é prioridade número um. Quer marco regulatório para conteúdo e o nome disso é censura.

 
No Encontro dos Blogueiros Governistas, ponta de lança da censura à imprensa que Lula preconiza para o Brasil, o ex-presidente destilou, novamente, o seu ódio contra a liberdade de informação existente no país. Empolgado diante dos seus servos, que produzem informação a soldo do governo, Lula emoldurou a sua fala citando citou legislações da Inglaterra, Argentina e Equador que impuseram normas ao funcionamento da mídia. "Todas as sociedades democráticas do mundo contam com mecanismos de regulação dos meios de comunicação", disse. "Nos Estados Unidos, há a proibição da chamada propriedade cruzada. Em outros países, como Espanha, Portugal, França e Itália há leis que tratam dos meios de comunicação. Não venham dizer que isso é censura, ou que estamos querendo controlar os meios de comunicação. Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez".

No entanto, na sequência, Lula não escondeu que toda esta regulação é para controlar conteúdo. E fez isso queixando-se do quanto a Imprensa trata mal a ele, a Dilma, ao PT e ao Governo"Tenho viajado pelo mundo todo fazendo esse debate, mas o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País". Em seguida disse ver como a televisão se dá o luxo de "esculhambar a política". Ele disse que não vale a pena chorar porque tal jornal fala mal do PT, e que o que precisamos fazer é usar os blogs que estão do lado do País. Para Lula, estar ao lado do país é estar a favor do governo. Não estando alinhados ao governo petista, os meios de comunicação devem ser "regulados".

Para confirmar o velho estilo de pregar o conflito e a divisão para poder atacar um lado como se outro fosse vítima do primeiro, declarou solidário:  "Eu me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, na hora que eu quero". E que ficou "impressionado com a violência com que a imprensa tratou minha entrevista ao blogueiros, lá no Instituto da Cidadania", referindo-se, novamente, às críticas que os meios de comunicação fizeram ao que ele disse e não a quem ele disse.

Lula encantou os vassalos ao afirmar que o debate sobre o tema está "amadurecendo" e que colocará a discussão em todo evento público do qual participar daqui para frente. O ex-presidente criticou, em tom irônico, a atuação da imprensa. "A imprensa só me trata bem", disse, para a seguir defender que a regulação seria importante para manter o equilíbrio no tratamento de informações. Regulação no tratamento de informações? O nome disso é censura, que é no fundo o que Lula e o PT querem desde o famigerado III Programa Nacional dos Direitos Humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário