"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de maio de 2014

BRASIL EM GUERRA



Em guerra o Brasil está faz tempo. Guerra que produz mais de 50 mil mortos por ano. Depois da 2ª guerra mundial nenhuma outra produziu tantas mortes. O pior é que não é uma guerra contra um inimigo externo que o tenha atacado. Trata-se de uma guerra fratricida decorrente da ignorância, da falta de educação adequada, da falta de cultura e da pobreza endêmica que sempre caracterizou o Brasil. Os tímidos passos de desenvolvimento que o país tem conseguido dar se deve a iniciativa privada e ao empurrão que os outros países que progridem lhe dão. Desenvolvimento material, porque no aspecto cultural e moral só tem regredido.

O Brasil tornou-se o país dos quadrilheiros. Tem uma quadrilha governando o país, tem outra instalada no congresso nacional, outra compondo o poder judiciário. Essas são as quadrilhas oficiais, as duas primeiras eleitas pelo povo. Mas tem também as quadrilhas de bandidos comuns, como o tráfico de drogas, de furtos de cargas, de assaltos a caixas pagadoras de bancos, de tráfico de crianças e de órgãos, etc. e etc.

Se você quer minha opinião também sobre o que o indivíduo Luis Inácio da Silva disse, eu devo lhe dizer que analisar o que esse indivíduo pensa e fala sempre é um exercício interessante para quem deseja saber mais sobre a mente humana subdesenvolvida ou atrofiada. No caso em tela, acho que a mente dele foi atrofiada devido a fome que passou quando criança. É interessante notar que a mente dele é atrofiada por um lado e superdesenvolvida por outro. Parece que os dois hemisférios do cérebro dele funcionam independentemente e não estão interligados. É como se ele tivesse dois cérebros. Explico.

Quando se trata de coisas sérias que requerem conhecimento, cultura, discernimento, raciocínio lógico, dedução, planejamento e ação, a mente dele sofre um colapso e ele começa a falar asneiras como estas que estão na reportagem. Neste aspecto ele é tão primário que entendeu que alguém estava querendo um metrô para cada estádio da copa e não criticando a falta de metrôs ou qualquer outro transporte coletivo decente para conduzir os fanáticos por futebol aos estádios. Ai ele solta uma pérola: “O povo brasileiros está acostumado a andar a pé, de jumento...”. Ou seja, o povo brasileiro não se preocupa e nem está querendo os benefícios que o desenvolvimento proporciona. Na mentalidade dele, o povo brasileiro quer continuar jeca para o resto da vida. Afinal, ele se orgulha em dizer que é filho de uma analfabeta desdentada e de não ter estudado, tendo afirmado que “ler é muito chato”.

Por outro lado, quando se trata de tramar algo em benefício próprio, mesmo um crime como o do mensalão, entra em funcionamento o outro hemisfério cerebral e ai dá um show de esperteza e inteligência, pois nestes casos as falcatruas que ele idealisa são planejadas nos mínimos detalhes de modo a não comprometê-lo quando forem descobertas. O caso do mensalão, um projeto gerado por esse seu lado criminoso, levou para a cadeia os homens que ele escolheu para executar o crime, mas ele ficou de fora. E ainda teve o cinismo de afirmar numa entrevista a uma TV de Portugal que os homens que executaram o crime do mensalão não eram de sua confiança.

Mestre da mentira e da enganação, usa estas armas com maestria para enganar... trouxas. Isto quer dizer que no Brasil a maioria da população é constituída por trouxas.

Acontece, porém, que tem algo assustador nesta história: Lula da Silva é a cara do Brasil e encarna a personalidade da maioria dos brasileiros. Daí o seu sucesso e os altos índices de aprovação de seu governo.

É interessante notar que no Brasil notórios políticos corruptos como José Sarney, Paulo Salim Maluf, Jader Barbalho, apenas para citar os mais notórios, são reeleitos seguidamente sem precisarem fazer campanhas caras como os demais. Políticos ladrões no Brasil são como os pastores das igrejas evangélicas, ou seja, tem um público fiel tão safado quanto eles.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

17 de maio de 2014
Otacílio M. Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário