"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

NÃO ADIANTOU...


 
Não adiantou o absurdo revisionismo culminando com a publicação de editorial que deve ter revoltado os fundadores do império de comunicação, os mesmos que onze anos depois continuavam a exaltar as conquistas do que hoje seus seguidores designam por "golpe". 
 
Não adiantou a sacralização de atos e pessoas que nunca desejaram o que hoje estão a declarar que buscavam, a democracia. 
 
Não adiantou a demonização de atores e de instituições militares, as mais sólidas dessa república periclitante, que carregaram sozinhas a responsabilidade de serem obrigadas a atender aos clamores de uma sociedade que se viu ameaçada de extinção. 
 
Não adiantaram as inúmeras instalações de Comissões da Verdade, unidirecionais, verdadeiros arautos da parcialidade e do revanchismo. 
 
Não adiantaram as montagens e colagens de fatos passados, sob forma de cadernos inteiros impressos e de matérias de vídeo, que objetivavam fazer a cabeça dos que não viveram aqueles tempos.  
 
Não adiantou tentar esvaziar o indiscutível crescimento econômico e social obtido com os governos militares que se seguiram. 
 
Não adiantou encobrir a sensação de que hoje a grande imprensa está domada pelo executivo e a ele submetida com perspectivas de demissões e perdas dos subsídios que a estão mantendo vivas numa corda bamba, ameaça à democracia, já por um fio, que um dia as hoje vítimas, no poder, diziam desejar. 
 
Nada disso adiantou porque a opinião pública não se emocionou como esperavam os alquimistas do ódio, soube separar o joio do trigo, constatando , perplexa, que o grupo ressuscitado, composto de ex-terroristas, retratados como vítimas e heróis, está arrastando o país para o caos econômico e social, negando ao seu povo os serviços públicos básicos com qualidade minimamente digna. 
 
Também não adiantou porque a sociedade consciente está vendo em todo esse movimento uma ópera bufa com números de contorcionismo de tigre de papel, repletos de posturas falsas e parciais e também porque há no ar. por parte de ponderável parcela da sociedade, um sentimento de apelo, devidamente encoberto pela imprensa revisionista, aos mesmos agentes que um dia salvaram o país, para que voltem a agir diante da corrupção que só cresce, dos gastos públicos com aparelhamento de instituições e instalação de incríveis 39 Ministérios, visando à eternização no poder, e das uniões com ditaduras decrépitas, há 50 anos condenando seus respectivos povos ao mais acachapante atraso. 
 
Não adiantou...
 
02 de abril de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário