"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A MARAVILHOSA ENGENHARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Obras Avançam – Entenda como está sendo feito o trabalho no Caminhos da Neve

Por saojoaquimonline em 26 de março de 2014

(Obs. Clique sobre os espaços destinados as imagens, para visualiza-las)
 
Descrição: caminhos da neve (1)
 
A mais gélida e uma das mais espetaculares das rodovias do Brasil!
O Batalhão do Exército do 10° Batalhão de Engenharia (o mesmo que serviu no Haiti), agora sob o comando do Coronel Souto Maior e do Capitão Ferreira, avança progressivamente no trabalho de pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve.
Os exército está trabalhando até mesmo no Domingo para dar maior agilidade a obra que já alcança o km 6 já próximo à entrada do Boava.
 
Entenda como funciona a Obra:
 
Descrição: caminhos da neve (62)
 
Uma pedreira localizada há cerca de 15 km do ponto de início das obras fornece matéria prima para o britador.  A pedra é a principal composição  para a estrutura asfáltica.
 
Descrição: caminhos da neve (66)
 
Vassouras (planta) demarcam os furos onde serão introduzidas as dinamites que facilitarão o trabalho de exploração da pedreira.
 
Descrição: caminhos da neve (60)
 
Máquina utiliza uma espécie de martelo hidráulico para transformar as pedras em pedaços menores a ponto de caber no britador.
 
Descrição: caminhos da neve (38)
 
Os pedaços menores são então carregados em uma caçamba e levados até o britador há menos de 500m da pedreira.
 
Descrição: caminhos da neve (45)
 
O britador se encarrega de britar as pedras em 05 categorias: lascão, brita 1, brita 2, pedrisco e pó de brita.
 
Descrição: caminhos da neve (47)
 
O Poderoso britador do Caminhos da Neve é capaz de produzir cerca de 100 metros cúbicos de brita por dia
 
Descrição: caminhos da neve (59)
 
Enquanto o britador faz sua parte na operação, ao lado um outro gigante entra em cena: A Usina de Asfalto.
 
A Usina mistura pedrisco, pó de brita, piche e material asfáltico. Tudo é aquecido há cerca de 160° C utilizando óleo de xisto.
 
Descrição: caminhos da neve (51)
 
Centenas de filtro são utilizados para que a fumaça expelida da Usina de Asfalto não prejudiquem o meio ambiente.
 
Descrição: caminhos da neve (9)
 
A estrada Caminhos da Neve recebe a terraplanagem. Local é alargado, material sedimentar é selecionado e compactado.  Drenos também são feitos nesta fase.
 
Descrição: caminhos da neve (31)
 
Galerias são instaladas ao longo do trecho para o escoamento d’água.
 
Descrição: caminhos da neve (15)
 
Após a terraplanagem a estrada recebe cerca de 18 cm de sub-base feita à base de lascão, pedrisco e pó-de-brita. Material é novamente compactado.
 
Descrição: caminhos da neve (71)
 
Estrada então recebe a base com uma espécie de material colante e depois disto o acostamento é alocado em cima da base.
 
Descrição: caminhos da neve (87)
 
O asfalto é então levado da usina por caçambas  que colocados em máquinas que fazem a parte final do asfalto, deixando-o perfeitamente plano e com uma complexa qualidade. Um lado da pista é liberado para que o trânsito não seja atrapalhado.
 
Descrição: Calçadas Caminhos da neve
 
Calçadas com acessibilidade à cadeirantes já estão prontas no Caminhos da Neve
 
Descrição: caminhos da neve (92)
 
Canaletas para o escoamento de água já estão em fase final no trecho do Caminhos da Neve.
 
Descrição: caminhos da neve (82)
 
Em 2014 as obras serão gerenciadas pelo Coronel Souto Maior e pelo Capitão Ferreira.
 
Obras continuarão avançando
Descrição: caminhos da neve (96)
 
De acordo com as informações prestadas pelo 10° BEC o DECAM 01 (Destacamento Caminhos da Neve) já está em fase de conclusão, as obras continuam avançando.
A primeira etapa iniciada em 06 de Agosto de 2013 tem seu término previsto para o dia 07 de Junho.  e o DECAM 02, a segunda parte da obra, já está sendo providenciado junto ao Governo do Estado.
 
DECAM-01 – Início de asfaltamento do Caminhos da Neve, do KM 0 até o Km 8,230 (passando da entrada do Boava). E terraplanagem até o capitel da Menina Custódia no KM 11,600.
 
DECAM-02 – Início de asfaltamento do KM-8,230 até as proximidades do KM 14,300 em frente ao britador e terraplanagem aproximadamente até o km 18 (Já próximo à entrada de São Francisco Xavier).
O trabalho de pintura das faixas e sinalização será executado dentro dos próximos meses. Cerca de 150 homens trabalham diariamente no Batalhão do 10° BEC.
 
Para o Coronel Souto Maior, que acabou de assumir o Comando do 10° BEC no Lugar do Coronel Camilo, as obras do Caminhos da Neve avançam com grande comprometimento e agilidade por parte do exército porém alguns problemas estão sendo enfrentados por ele e sua equipe diante das intempéries climáticas do Caminho da Neve.
 
O asfalto só pode ser produzido e alocado em uma temperatura acima de 10° C, menos que isto pode provocar um choque térmico que comprometeria a qualidade e resistência do asfalto. Especificou o Coronel Souto Maior.
 
Outro problema apresentado é a falta de comprometimento dos usuários mediante a postura no trecho em obras. Caminhoneiros e veículos estão circulando em alta velocidade, placa de sinalização e cones estão sendo derrubados e, inclusive, roubados por usuários da pista. A falta de respeito também é comum.
 
Descrição: caminhos da neve (78)
 
Falta de respeito: Motoqueiro é flagrado circulando acima da velocidade e danificando a base que estava apta para receber o asfalto próximo à entrada do boava.
Esta é uma obra de grande serventia e vital para o povo joaquinense, para o escoamento da safra da maçã, para desenvolvimento turístico e nova geração de renda para o município. A Caminhos a Neve avança cada vez mais graças ao trabalho sério, competente, dedicado e de grande empenho do Exército do 10° Batalhão de Engenharia de Construção.
 
Descrição: Caminhos da Neve - Antes - Depois
 
02 DE ABRIL DE 2013
Recebido por email
 
 
 

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