"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

AD CAPTANDUM VULGUS, PANEM ET CIRCENSES



Texto atualissímo. Vale a pena ler, apesar do título estranho aos incultos!!! kkkkkk..

Para júbilo dos amantes de textos clássicos, segue uma carta do imperador Vespasiano a seu filho Tito:

"22 de junho de 79 d.C. - (79 depois de Cristo) - há 1935 anos.

"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.

"Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.

"Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por “omnia saecula saeculorum”, e sempre que o olharem dirão:

'Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou'.

"Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão.

"Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas.

Vel caeco appareat” (Até um cego vê isso).

"Portanto deves construir esse estádio em Roma.

"Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase:

`Ad captandum vulgus, panem et circenses´ (Para seduzir o povo: pão e circo).

"Esperarei por ti ao lado de Júpiter."

PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com 100 dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano.

A propósito de Copas e Olimpíadas ... Continua válida a pergunta de Vespasiano:

– “Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?”

Assim a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Cuiabá, Recife e Manaus, mesmo que nem haja ludopédio por esses lugares. Só para se ter uma ideia -
Em Cuiabá, a Arena Pantanal terá 43.600 lugares. No último campeonato de Mato Grosso a média foi inferior a 1.000 pessoas por partida.

Em Recife haverá um novo Estádio, embora todos os grandes clubes locais já tenham o seu.

Em Manaus, pior ainda: a Arena terá 47 mil lugares. No último campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971.

As gentes da Terra Papagalli não ligaram nem mesmo para o exemplo dos sul-africanos, que construíram 5 novos estádios e 4 são deficitários.
Vespasiano estava certo – o grande negócio é construir estádios!

NB. Em latim: clunis = nádegas
____________________________________________________________________

Depois dessa, em 2014 não vote com clunis, mas com a cabeça...

02 de abril de 2014
recebido por email 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário