"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 27 de abril de 2014

MÚSICA, MAESTRO!

Na primeira parte, enviado (epa) pelo Edir José, nosso colaborador, queria mostrar um vídeo russo, muito simpático, que creio os leitores acharão muito interessante. Em russo, não entendi porra nenhuma, mas a imagem é suficiente para mostrar a sensibilidade e o talento.

MAESTRO


Ludwig van Beethoven – Composta em 1804, quando sua audição já estava seriamente comprometida, ouvindo os acordes muito distantes, leva-nos a pensar qual seria a quantidade de genialidade do mestre para compor uma obra-prima como esta sonata.

Sabe-se que ele descarregou toda sua emocionalidade pela perda nesta obra, que claramente reflete esse estado. Já tive oportunidade de assistir sua execução por 3 vezes, em teatro, e era comum notar nos vizinhos lágrimas escorrerem em várias passagens. Incluindo eu. É uma da 3 grandes sonatas de seu chamado meio-período, junto com a Waldstein e Les Adieux. O próprio compositor disse, anos depois, que considerava esta sua melhor obra.

hqdefault

Do intérprete muito se poderia falar. O argentino Daniel Barenboim, antes de se tornar maestro, já era um virtuose respeitadíssimo do piano. Muitos anos depois, fica claro que se superou, somando-se a expertise de maestro.

Os movimentos são: I. Allegro assai II. Andante con moto III. Allegro ma non troppo

Sonata nº 23, em Fá menor, do opus 57

Postado por Magu
27 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário