"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ARGENTINA PROBLEMÁTICA


A Mercedes-Benz paralisou ontem a montagem de caminhões em Juiz de Fora (MG). Os trabalhadores entraram em férias coletivas até 11 de maio para que a empresa consiga adequar a produção ao ritmo mais lento do mercado brasileiro este ano e, principalmente, à queda nos negócios com a Argentina, sem sinal de recuperação.
Esse não é um fato isolado. Pelo contrário, a crise cambial do país vizinho, agravada por repetidos desacertos na condução da política econômica do governo Cristina Kirchner, acabou afetando a indústria brasileira. Principal destino das exportações de produtos industrializados do Brasil, a Argentina já vinha se configurando um perigo para nossas contas externas.

Especialistas advertiram inúmeras vezes para a necessidade de Brasília redirecionar o foco da diplomacia comercial para acordos com economias mais promissoras. Não se tratava de abandonar o maior parceiro comercial do Mercosul, mas de perceber que a exclusão - por calote da dívida externa - da Argentina do mercado financeiro imporia sérias limitações ao vizinho. Era preciso aumentar a diversificação de nossos destinos comerciais de produtos fora da pauta de commodities.

Quase nada foi feito e, agora que o Brasil precisa retomar a produção industrial e, ao mesmo tempo, melhorar as contas externas, o comércio bilateral com os argentinos caiu 17% no primeiro trimestre, em relação a igual período de 2013. E o setor mais duramente atingido foi o automotivo, com queda de 32%.

O resultado não se deve apenas aos maus-tratos que a Argentina tem dispensado aos exportadores brasileiros (barreiras à importação de nossos produtos e até recomendação para que os importadores atrasem os pagamentos em dólares). Insistindo em destravar os negócios com parceiro tão malvisto pelo resto do mundo, o governo Dilma despachou para Buenos Aires o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges. Ele não terá vida fácil.

Os argentinos aproveitam-se desses momentos para arrancar do Brasil vantagens excepcionais sem qualquer compensação. Querem, agora, que o país financie suas importações a juros subsidiados. A recuperação do comércio com o vizinho certamente nos interessa. Mas é preciso cautela para que não tenham mais do que é dado aos empreendedores nacionais, que, aqui, pagam elevada carga tributária.

25 de abril de 2014
Editorial Correio Braziliense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário