"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

QUEDA DE PRODUÇÃO DA PETROBRAS PODE VIR DE ERRO DE PLANEJAMENTO

 

Problemas na Bacia

Adriano Pires: análise sobre a Cide
Adriano Pires: sem sondas, sem petróleo
A produção de petróleo da Petrobras em 2013 foi 2,5% menor do que em 2012. Mas o que realmente chamou a atenção em 2013 foi a queda da produção na Bacia de Campos.
 
Em dezembro de 2013, foi 10% menor do que em dezembro de 2012. A explicação técnica seria o fato de a Bacia de Campos estar entrando em declínio pela idade.
 
Muitos analistas acham, porém, que  a queda ocorre de forma muito rápida – e aí a explicação seria uma gestão errada na produção.
 
Além disso, o número de sondas na Bacia de Campos caiu 30% entre 2011 e 2013 – e sem sonda não dá para aumentar a produção de petróleo, lembra o consultor Adriano Pires.
02 de fevereiro de 2014
Lauro Jardim - Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário