"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

DEBATE SOBRE LIBERALISMO E CONSERVADORISMO GANHA DESTAQUE NO BRASIL

VEIO PARA FICAR, CRESCE E TERÁ SIGNIFICATIVO IMPACTO POLÍTICO.
http://www.youtube.com/watch?v=VrtK_dNA4dg&feature=player_embedded

Durante o lançamento do livro "A Política da Prudência", de Russel Kirk (à venda aqui no blog), realizado recentemente  no Rio de Janeiro, o economiista, escritor e colunista da revista Veja, Rodrigo Constantino proferiu uma palestra sobre durante o lançamento dessa obra do célebre pensador conservador norte-americano.

O Instituto Liberal gravou em vídeo a palestra permitindo que agora todas as pessoas possa ter acesso a ela. 

Rodrigo Constantino é um liberal, todavia como ele próprio confessa, tem estudado também autores conservadores. Já no início de sua palestra, Rodrigo lembra com bom humor a irônica e clássica frase que afirma: "O conservador é um liberal que foi assaltado na noite anterior".

Mas o importante de tudo isso é que pela primeira vez na história do Brasil filósofos liberais e conservadores estão sendo lidos, pensados e discutidos. Não apenas em pequenos círculos intelectuais, mas por meio da grande imprensa, que ainda de forma tímida e patrulhada pelo esquerdismo delirante, abre algum espaço para que o tema seja discutido discutido seriamente.

Vale destacar que o ano de 2013 o mercado editorial brasileiro foi sacudido com diversos livros abordado temas liberais e conservadores que estiveram, e alguns ainda estão, figurando entre os 10 livros mais vendidos. 

Seja como for, o fato é que os temas conservadores e liberais passaram a fazer parte do debate político com um vigor inaudito. Dentre os escritores e estudiosos da política estão pensadores muito jovens como o próprio Constantivo, autor do recente best-seller "Esquerda Caviar"(à venda aqui no blog) e Felipe Moura Brasil, que organizou de forma sistemática parte da extensa obra do filósofo, escritor e jornalista conservador Olavo de Carvalho ("O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota"), também à venda aqui no blog.

Deve-se ressaltar ainda as obras de escritores como Lobão (Manifesto do Nada na Terra do Nunca) e também a já extensa obra do filósofo Luiz Felipe Pondé, dentre outros pensadores brasileiros de vertende liberal ou conservadora.

Enfim, o que resenhei de forma ligeira serve para comprovar que o debate político sobre os temas conservadores e liberais veio para ficar, fazendo um contraponto fundamental com a pretensa hegemonia esquerdista.

Como friso sempre, não há nenhum país democrático, livre e desenvolvido - o que denominam primeiro mundo - que não contemplem no plano político o debate envolvendo o conservadorismo e o liberalismo. E mais: esses ditos países de primeiro mundo não apenas debatem o tema, possuem todos eles partidos políticos liberais e conservadores. Além disso, esses temas não são estranhos à academia, em contraposição à abstrusa dominância esquerdista que se constata no Brasil e demais países sob o jugo do comunismo do século XXI.

Aliás, é a pretensão hegemônica do esquerdismo a principal causa do atraso, da violência, da anarquia e da burrice que dominam os países periféricos.

A palestra de Rodrigo Constantino neste vídeo contribui de forma expressiva para estimular esse necessário debate que felizmente já começa a ser travado no Brasil.

Um excelente domingo para todos os estimados leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário