"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NÃO ERA UMA QUADRILHA?


 
A foto acima foi clicada em plena vigência do Mensalão. Era o início do governo Lula. O crime de quadrilha presume a associação de três ou mais delinquentes para a prática de delitos. Os três sorriem na foto.
 
Os três comandam o PT. Os três estão sentados no mesmo lado da mesa. Quem estará na negociação do outro lado?
Seis ministros do STF, naquela que ficou conhecida como a "tarde triste", olharam para esta foto e concluíram que os três não agiram de comum acordo, não estavam associados, não eram os supremos dirigentes do PT quando explodiu o maior escândalo de corrupção da história política do país.
 
Para estes ministros, os três que sorriem na foto foram apenas ladrões solitários, agindo de forma isolada, cada um roubando um pedaço dos R$ 100 milhões dos cofres públicos.
 
O crime de formação de quadrilha caiu, porque seis juízes se associaram para negociar, de forma vergonhosa, a absolvição destes três corruptos que, por quadrilha, já estavam condenados na mesma última instância do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário