"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MÉDICA MARXISTA



A teoria da mais-valia, desenvolvida pelo alemão Karl Marx, determina que o trabalho produz riqueza e que o trabalhador recebe apenas uma pequena parte desse valor, sendo a maior parte apropriada pelo dono dos meios de produção.
Dessa forma, a mais-valia corresponde à parcela do trabalho não remunerado.
 
Na teoria marxista, no entanto, a força de trabalho não é um dos meios de produção, incluiria-se nessa classificação a terra, matéria-prima bem como máquinas e instrumentos. A força de trabalho pertenceria ao proletário (o trabalhador) que a vende como sua única forma de conseguir sobreviver.
 
Na época em que a teoria surgiu, logicamente não existiam países organizados politicamente sob esse regime, o que só começou a surgir com a revolução russa.
Foi aí que o marxismo "científico", digamos assim, foi utilizado por ditadores e déspotas como justificativa para conseguir e manter o poder. Nessa fase é que o homem, a pessoa, o ser humano foi transformado em objeto, em utensílio, em coisa, onde o regime detinha poder total sobre tudo e todos, inclusive sobre a vida e a morte.
Aquilo que a teoria comunista mais apontava como o grande mal do capitalismo (a opressão do homem) é a maior característica dos regimes que se classificam como comunistas.
 
Essa forma transformada do marxismo (onde o homem pertence ao regime) foi o que permitiu existir o convênio entre os governos brasileiro e cubano para trazer médicos daquele país como se fossem produtos industrializados em uma linha de montagem. Incluídos no programa Mais Médicos, os cubanos são coisificados no instante em que não recebem o salário a que todos os médicos do programa têm direito.
Eles ficam com uma pequena parte, enquanto o governo cubano – o proprietário dos meios de produção – fica com a maior parte.
 
Uma situação dessa não deveria ser consentida por um partido que é (deveria ser) dos Trabalhadores! Está no estatuto do PT que um de seus objetivos é "eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático".
 
Eis então que surge a Drª Ramona Rodriguez que desertou do programa e vai pleitear na justiça brasileira a sua mais-valia, ou seja, a parcela de seu trabalho que não lhe foi remunerado.
Esse fato está deixando os defensores da ditadura cubana em polvorosa o que demonstra a total contradição entre discurso e prática da esquerda. Deveriam aplaudi-la, pois ela com sua atitude está resgatando os ideais do marxismo histórico!
 
Pelo contrário, os vassalos de Fidel Castro estão divulgando que a real intenção da desertora é ir ao encontro do namorado que mora nos EUA.
A divulgação dessa versão reforça ainda mais seu status de prisioneira. Qualquer pessoa livre pode ir para onde quiser, quando quiser. A médica cubana então, para exercer um direito humano básico – o de ir e vir – precisou simular que aceitava os termos escravizantes impostos pelo governo de Cuba para assim conseguir sair da ilha e chegar a um país estrangeiro e pedir refúgio!
 
O desfecho desse caso mostrará quanto nossas instituições estão realmente maduras e o quanto o governo do PT é realmente adepto da democracia. Aguardemos e acompanhemos atentamente.
 
11 de fevereiro de 2014
visão panorâmica

Um comentário:

  1. Como é óbvio, o trabalhador só tem de seu a sua força de trabalho e, no socialismo, a transfere para o Estado, não lhe restando mais nada além da servidão.Não é preciso desenhar...

    ResponderExcluir