"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SARTRE E A CORRUPÇÃO PELA VAIDADE

                  

a6
 
No clássico mas pouquíssimo divulgado “Amor, Luxo e Capitalismo”, livrinho que é uma preciosidade que merece ser mais divulgada, Werner Sombart demonstra, com a meticulosidade dos sábios alemães, como foi que, no momento em que um príncipe italiano apaixonado tirou sua mulher da alcova, onde todas eram mantidas até então, e a pôs no comando das festas do seu castelo, a vaidade detonou o surgimento da burguesia, aquele extrato dos artesãos e comerciantes capazes de viver do produto do seu trabalho nas cidades que não existia na sociedade da Baixa Idade Média onde ou se era “nobre”, ou seja, proprietário de terra, o único meio de produção de riqueza, ou se era "servo", ou seja, o miserável que trabalhava a terra e entregava a parte do leão ao barão.
É, por assim dizer, o exato momento do parto das sociedades modernas.
 
a5
 
Quem mora neste nosso país que viveu por séculos da troca de espelinhos e miçangas que atendiam a vaidade dos índios pelo pau-de-tinta que produzia o raro corante vermelho que tingia a roupa que atendia a vaidade dos ricos e poderosos da Alta Idade Média já devia ter suspeitado do peso da vaidade na aventura humana. Mas essa é a história que abriu Vespeiro e você pode conefrí-la neste link.
 
Eu a retomei só para lembrar que a vaidade sempre moveu a História, e entre as diversas formas que ela assume, a força da vaidade intelectual talvez seja a maior de todas posto que dobra e escraviza não apenas o bruto mas os cérebros mais refinados que se entregam ao pecado de Fausto em troca do brilho fácil e do viciante gostinho de onipotência que vêm junto com o insensamento e a adoração públicas.
 
O Caderno 2 do Estadão de hoje traz matéria que faz pensar a respeito sobre “As Ligações Perigosas”, a nova biografia do casal Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir recém publicado pela historiadora escocesa Carole Seymour-Jones.
 
a12
 
O que o livro confirma, para além dos detalhes carregados de sal e pimenta da vertente sexual dessa relação, é algo que quem viveu aquele época já sabia. Jean Paul Sartre não se tornou um canalha de repente. Nem descobriu-se quem era ele com revelações até então insuspeitadas feitas após sua morte. Ele sempre foi regular e consistentemente canalha; sistematicamente dócil a quem quer que estivesse com a força nas mãos no seu habitat parisiense, na época o grande palco planetário dos candidatos a "maitre-a-penser", fossem eles os nazistas com que se confraternizou durante toda a Ocupação – abjeção que fez com que o ex-amigo de sempre, Albert Camus, rompesse ruidosamente com ele – fossem eles os "ditadores do proletariado" cujos crimes ele acobertou e justificou não apenas antes mas, principalmente, depois que deixou de haver qualquer dúvida de que eles estivessem sendo perpetrados, num tempo em que denunciar o genocídio que estava em curso pela Ásia afora (depois do da Russia e dos da Europa Oriental) expunha quem ousasse faze-lo, com raríssimas exceções, ao apedrejamento moral na praça pública da imprensa, abjeção que colocou Raymond Aron frente a frente com ele, denunciando “O ópio dos intelectuais”.
 
a10
 
Como sempre, é a ocasião que faz o ladrão. O pensador circunscrito ao diálogo consigo mesmo ou ao quase anonimato dos textos antigos tinha poucos apelos para se prostituir (e mesmo assim já havia os que o fizessem). Mas nas sociedades midiáticas da "Era das Comunicações" a coisa muda de figura.
O que passou a haver então, como continua havendo até hoje, era uma imprensa instrumentalizada pela luta pelo poder – e ela sempre foi e continua sendo um alvo prioritário de quem está empenhado nela – trabalhando consciente e dolosamente para falsificar a imagem "dos sartres" da vida e pinta-los como o avesso do que são, transformando-os em semi-deuses do “pensamento progressista” pelo lado da sedução pela vaidade, em troca de fazer deles o grande ponto de referência do sistema de “lavagem  de argumentos” montado para justificar os crimes de lesa-humanidade dos loucos pelo poder da vez.
 
Ele próprio era menos condescendente consigo mesmo e, nos momentos críticos, frente a frente com sua própria consicência, descrevia-se como "um canalha desprezivel; um funcionário público sádico e nojento", como revelam documentos exibidos por Seymour-Jones.
 
a13
 
Brilho intelectual, dotes artísticos e outros talentos excepcionais quase nunca andam juntos com caráter ou, muito menos, com coragem moral e intelectual. Ao contrário, tendem a ser mais um elemento de corrupção de seus portadores. É isso que faz do ofício de relatar a história de hoje buscando permanentemente o necessário distanciamento das paixões políticas do momento, como se requer do jornalista profissional, uma especialidade tão difícil e perigosa, requerendo um policiamento ético rigoroso e todo um aparato de checks-and-balances para garantí-lo tão fundamental quanto o que cerca qualquer outro dos poderes de uma democracia.
Lições esquecidas neste momento em que, com o mundo entregue mais que nunca ao vale tudo pela adoração do "bezerro de ouro", a crise global do capitalismo democrático, do qual a crise do modelo de negócios que sustentava o jornalismo profissional é ao mesmo tempo causa e consequência, tirou-o das mãos dos vocacionados para essa missão e depositou-o preferencialmente, como tudo o mais, nas dos agentes da luta pelo poder pela vertente do dinheiro.
 
BAB1970044W00006/06A
11 de fevereiro de 2014
fernaslm

Nenhum comentário:

Postar um comentário