"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A DEBANDADA DOS MÉDICOS CUBANOS...

192 MÉDICOS JÁ ABANDONARAM PROGRAMA MAIS MÉDICOS DO PT. PELO MENOS, 27 SÃO CUBANOS. MUITOS DEVEM TER FUGIDO PARA OS EUA!
 
Desde o início da atuação dos profissionais do Mais Médicos, no final do ano passado, ao menos 192 já abandonaram o trabalho, sendo que 27 deles são cubanos.
Os dados foram passados nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Saúde, em evento para anunciar os resultados do terceiro ciclo do programa.
 
Na coletiva à imprensa, o ministro Arthur Chioro deu a entender que o Brasil não vai tentar negociar o aumento de salário dos médicos com o governo de Cuba, já que os valores são acordados entre o país e a Opas (Organização Panamericana de Saúde). A informação havia sido divulgada pela Folha de São Paulo nesta terça. 
 
Chioro lembrou que o acordo entre Cuba a Opas vale não só para o Brasil, mas para todos os outros países que recebem médicos cubanos - um total de 60. 
 
Na semana passada, com a divulgação do caso de Ramona Rodriguez, cubana que foi acolhida pelo DEM, Chioro havia informado que 102 médicos haviam se desligado do Mais Médicos formalmente até agora, dentre eles 22 cubanos.
 
Nos últimos dias, porém, o ministério foi informado de outros 89 profissionais que não têm aparecido nos postos de saúde para trabalhar. Desse total, 80 são brasileiros formados no país, cinco são estrangeiros ou brasileiros formados fora e quatro são cubanos. 
 
Entre os quatro cubanos a que o ministério se refere está Ortelio Jaime Guerra, que atuava em Pariquera-Açu (SP), e anunciou no Facebook que está nos EUA. Os outros três profissionais de Cuba do programa atuavam em Rio do Antonio (BA), Belém de São Francisco (PE) e Timbera (MA), respectivamente. O paradeiro deles é desconhecido
 
Nesta quarta-feira (12), os nomes dos 89 profissionais do Mais Médicos que não apareceram para trabalhar nos últimos dias serão publicados no Diário Oficial, como forma de notificação.
 
Eles terão um prazo de 48 horas para retornar ao trabalho e, caso não voltem, serão oficialmente desligados do programa. Também nesta quarta sairá no Diário Oficial a comunicação sobre o desligamento de Ramona.
 
De acordo com o ministro, o número de desistências é bastante baixo em relação ao total de profissionais que estão no programa.  "Desistências e abandonos acontecem (...). Faz parte da vida", disse Chioro. 
 
 
11 de fevereiro de 2014
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário