"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

JUSTIÇA À BRASILEIRA

Milhares de presos já cumpriram as penas, mas continuam na penitenciária

Meio milhão de presos para 310 mil vagas — é a conta do sistema carcerário brasileiro que não fecha.
Com 548 mil presos e um déficit de 238 mil vagas, o quadro de superlotação das penitenciárias do país inclui presos que até já deveriam estar soltos.

Um balanço de 2013 do Mutirão Carcerário, divulgado  pelo Conselho Nacional de Justiça, mostra que apenas nos estados do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Piauí, do Ceará e do Amazonas, onde o projeto de visitas do Mutirão ocorreu este ano, 2.137 pessoas que já deveriam ter sido libertadas continuavam presas. Outros 3.278 detentos já deveriam ter recebido outros benefícios, como progressão do regime de cumprimento de pena.

Esse total de 5.415 presos que já deveriam ter recebido benefícios previstos na legislação penal corresponde a 16% dos 33.701 processos analisados pelo Mutirão nesses estados em 2013.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG

No reino da família Sarney, digo, no Maranhão, a penitenciária é dominada pelas quadrilhas, que mataram este ano 60 detentos, cortando a cabeça deles, para amedrontar os demais. As visitas íntimas aos detentos são feitas diante de todos e os chefões estupram as mulheres dos outros presos, impunemente. E ainda chamam a isso de Justiça… Minha ironia não chega a tanto. (C.N.)

01 de janeiro de 2014, o ano que anunciará a derrota do PT
Alessandra Duarte
(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário