"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

VIOLÊNCIA DESENFREADA, CONSENTIDA, APOIADA E INCENTIVADA

Você se assustou com a violência criminosa ocorrida nas arquibancadas do estádio em Joinville, no jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, no último domingo?
 
Você se assustou com a pancadaria entre as torcidas organizadas dos dois clubes?
Você se assustou porque alguns pisotearam outros já desacordados, na cabeça?
 
Você se assustou quando viu um dos criminosos com a camisa do Vasco, brandindo uma barra de ferro com um parafuso ou um prego afiado na ponta?
 
Você se assustou quando aquele que falou pela PM de Santa Catarina, disse que não havia policiamento no tal estádio em função de uma decisão do Ministério Público, visto que o evento era privado?
Você se assustou quando verificou que mesmo diante da pancadaria, das pessoas hospitalizadas, das dezenas de feridos, o juiz, ainda que tenha esperado uma hora para reiniciar o jogo, o fez, ao invés de propor um novo jogo sem a presença das torcidas?
Ainda não se satisfez?
Você se assustou quando viu, na novela do Walcyr Carrasco, levada ao ar, na TV aberta (Globo), uma mulher que diariamente envenena o marido com a finalidade de matá-lo?
Você se assustou quando viu um louco varrido, na mesma novela, jogando a sobrinha recém-nascida, numa caçamba de lixo?
Você se assustou quando viu uma doidinha, cuja mãe, completamente maluca, a incentiva para continuar casada com um cara porque é rico, chifrar o tal marido, deitando sistematicamente, com o pai da filha dela, até na própria casa onde vive com a nova família?
Você se assustou quando viu na mesma novela, um cara ser o pai do próprio filho, do neto e de tantos outros, enganando sua mulher e levando os filhos que fez com outras mulheres para dentro da casa onde vive casado com uma senhora que transa com o motorista?
Você se assustou quando saiu de casa e acabou tropeçando num morador de rua porque o Ministério Público parece que não permite o recolhimento desses infelizes a abrigos do estado ou do município?
Você se assustou quando em todo o Brasil, na época das manifestações que ainda recrudescerão no futuro, havia grupos quebrando tudo, colocando fogo em veículos, arrasando com estabelecimentos comerciais e assaltando em nome da anarquia e do desgoverno?
Você se assustou quando um bando se uniu para ocupar o canteiro central das pistas de rolamento da praia do Leblon, sob a alegação que o Leblon pertence a todos e por isso essa gente pode ficar vivendo na rua, defecando, urinando e fazendo o que bem entende, além de dormir e lavar roupa no local?
 
Você se assustou quando recebeu notícias de que o MST invadiu propriedade privada num país onde o regime é presidencialista, democrático e cuja economia que prevalece é a economia capitalista de mercado e, mesmo que cometa seus diversos crimes, o MST ainda recebe uma grana preta do governo federal à título de subvenção?
 
Você se assustou quando caiu um guindaste no novo estádio do Corinthians Paulista, matando gente e atrasando a obra para o início da Copa do Mundo, e tudo ficou por isso mesmo?
Não estranhe, não, você está no Brasil. Sorria, quem sabe, você está sendo filmado?!
 
17 de dezembro de 2013
Ronaldo Gomlevsky é carioca, empresário, advogado, jornalista, editor da Revista Menorah, do jornal eletrônico Menorah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário