"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PRISÕES DE PETISTAS NÃO PREJUDICARÃO OS ÍNDICES DE DILMA NAS PESQUISAS

A alma do eleitor tem aspectos insondáveis até pelas pesquisas, mas os antecedentes não recomendam apostas num grande desgaste para a recandidatura da presidente Dilma em função dessas prisões. O estouro do escândalo, em 2005, não impediu a reeleição de Lula em 2006, nem que ele assegurasse a eleição de Dilma em 2010, após uma catilinária de quatro anos sobre o mensalão.
 
Dilma não é Lula, embora já não seja um poste. Calou-se sobre as prisões, coincidentes com seu momento de maior recuperação nas pesquisas depois das manifestações de junho. Mas seu problema tangível, hoje, não se relaciona com seu escasso DNA petista, mas com a economia, o baixo crescimento e a piora das contas públicas.
 
Com o indiscutível sucesso do leilão dos aeroportos de Confins e Galeão, ela lavrou um tento. Investimentos tão elevados, com ágios tão grandes, só acontecem quando existe confiança em um país. Mas os empresários continuam murmurando o “volta Lula”, agora com petistas magoados com a indiferença de Dilma e até de ministros petistas, como Cardozo, da Justiça, que só na segunda-feira falou sobre as irregularidades iniciais nas prisões do mensalão.
 
28 de novembro de 2013
Tereza Cruvinel
Correio Braziliense

2 comentários:

  1. PÔ! Da tereza Cru Cruvinel qual o comentário ou opinião que se poderia esperar?

    ResponderExcluir
  2. Há um certo grau de sandice em se valer de comparações para se predizer o futuro, principalmente quando se trata de eleição. Ainda mais no Brasil. Comparar reeleição de Lula com a eleição de Dilma, contextos completamente diferentes, embora ambos manchados com o mensalão, e daí tirar conclusões em cima de fatos irrelevantes, não parece sensato.
    Não se trata da repercussão das prisões de mensaleiros, já que o curral das bolsas é poderoso... Trata-se de um governo que colide com a sociedade, que empurra o país ladeira abaixo, que está gerando pânico nos meios empresariais, que repercute mal internacionalmente, que representou o atraso e a perda de uma década de crescimento econômico, que afundou uma das principais empresas do país, a Petrobras... Um governo sem programa, de projeto...E por aí afora!
    Para não se discutir o mérito de uma gestão incompetente, contaminada por uma ideologia anacrônica.
    m.americo

    ResponderExcluir