"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

JULGAMENTO DA AÇÃO 470 (MENSALÃO): O QUINTO VOTO




"MEU VOTO NÃO ESTÁ INCOMODANDO NINGUÉM, SÓ AOS ACUSADOS."
(Ministro Marco Aurélio)

Em verdadeira aula magna, o Ministro Marco Aurélio proferiu o seu voto, levando o julgamento da gangue lulista, a igualdade.
Cabe, agora, no encerramento da votação, ao Ministro Celso de Mello, o voto de Minerva.

Voto de Minerva é o que decide uma votação que de outra forma estaria empatada.
O termo se refere ao episódio da mitologia grega em que a deusa Palas Atená (Atena) (que corresponde à deusa romana Minerva) preside o julgamento de Orestes. Este, vingando a morte do pai, Agamemnon, havia matado sua mãe, Clitemnestra e o amante, Egisto, responsáveis pelo assassinato de Agamemnon, logo após este haver retornado da guerra de Troia.
Segundo a tradição, aquele que cometesse um crime contra o próprio genos era punido com a morte pelas Erínias, seres demoníacos para as quais o matricídio era o mais grave e imperdoável de todos os crimes. Sabendo do castigo que o esperava, Orestes apelou para o deus Apolo, e este decidiu advogar em favor daquele, levando o julgamento para o Areópago. As Erínias foram as acusadoras e Atena presidiu o julgamento.
A votação, num júri formada por 12 (doze) cidadãos atenienses, terminou empatada. Atena, então, proferiu sua sentença decisiva, declarando Orestes inocente.
Como mencionado por Engels,1 considera-se, a partir de Bachofen,2 que este episódio tenha representado, na mitologia, a transição histórica do matriarcado primitivo para o patriarcado.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

12 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário