"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de setembro de 2013

EMBECADOS ADSTRINGENTES




 
Depois de aprovados os embargos infringentes, válidos para os principais condenados do mensalão, com o efeito prático de enviar o término do processo para as calendas, amargurando e desanimando a sociedade que mantinha ainda acesa uma chama de esperança na recuperação da combalida justiça brasileira, os Ministros do STF que votaram pela aceitação do polêmico recurso bem que poderiam passar a ser conhecidos como "embecados adstringentes". 

Embecados, pelas togas e sobrancelhas cuidadosamente pintadas e desenhadas. 

Adstringentes, por conseguirem bloquear a mente do cidadão comum que se dispôs a descobrir qualquer coerência  no matagal oratório através do qual justificaram o novo julgamento.

O que esperar daqui por diante? Apopléticos engasgos mentais e mais sobrancelhas desenhadas.
 
22 de setembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário