"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

18 ANOS DEPOIS: IMAGENS DO ATAQUE CONTRA O WTC AINDA DÃO CALAFRIOS

Poucas palavras resumem. 11 setembro 2001. 2.976 pessoas mortas. 6.000 feridos, no corpo e na alma.

Quase 2,5 mil novas imagens sobre o 11 de setembro de 2001 foram encontradas em um CD. As fotos e vídeos foram registrados pelo jornalista Mark LaGanga.

As imagens de LaGanga permaneceram sob sigilo até o final de 2018, quando foram publicadas graças à Lei de Liberdade de Informação. Abaixo você encontra algumas delas.

Além do conteúdo de LaGanga, também apresentamos imagens pessoais do Dr. Emil Chyyn, que agora decidiu publicar uma série de fotos que tirou nas horas posteriores ao atentado terrorista.

Acompanhem.


Uma das fotografias publicadas esta semana pelo Dr. Emil Chynn, um dos primeiros médicos que trataram as vítimas na zona do desastre (Foto: Emil Chynn).

Nos últimos meses surgiram inúmeras imagens perdidas ou classificadas (Foto: AFP)



Mais de 800 pessoas das equipes de resgate morreram nas operações que se seguiram à explosão (Foto: Emil Chynn)O jornalista da CBS Mark LaGanga entrou na nuvem de poeira para cobrir o ataque (Foto: captura de vídeo da CBS / Mark LaGanga)


Nos minutos após a primeira explosão, civis e forças de resgate não sabiam o que havia acontecido. Muitos acreditavam que um edifício desabara. (Foto: CBS / Mark LaGanga)


Uma mulher assustada pede ajuda após a primeira explosão porque tem “algo” nos olhos e não podia enxergar (Foto: CBS / captura de vídeo @MarkLaGanga)


Ruas e edifícios cobertos de poeira branca (Foto: CBS vídeo capture / Mark LaGanga)



Após o ataque, muitos sofreram estresse pós-traumático em Manhattan, um número que se refere não apenas aos residentes, mas àqueles que viajaram para aquela área de Nova York para trabalhar e estudar (Foto: CBS / Mark LaGanga)Os bombeiros que trabalhavam na área, assim como os membros das equipes de resgate, hoje têm 20% mais chances de contrair câncer (Foto: CBS / Mark LaGanga)
Adicionar legenda

Outra das fotografias tiradas pelo médico e que foram reveladas nesta semana (Foto: Emil Chynn)


Milhares de agentes cancerígenos foram lançados no ar durante o ataque (Foto: AFP)


Um homem escapa com Mark LaGanga da queda da Torre Sul: “Tenho 69 anos, mas ainda posso correr” (Foto: Mark LaGanga)


Uma das imagens encontradas em um CD em junho passado, quase 18 anos após o ataque (Foto: Flickr / Jason Scott)


Mais de 1.700 famílias nunca recuperaram os corpos de seus entes queridos (Foto: Flickr / Jason Scott)


WTC após o ataque (Foto: Flickr / Jason Scott)
O fogo só foi extinto totalmente após 69 dias (Foto: Emil Chynn)


Equipes de resgate encontraram mais de 800 corpos nos escombros e 19.500 partes do corpo (Foto: Emil Chynn)

Cidadãos olham para centenas de fotos e cartazes de pessoas desaparecidas no ataque às Torres Gêmeas (Foto: Emil Chynn)

O incêndio que consumiu as Torres Gêmeas levou 69 dias para acabar, e 1717 famílias nunca recuperaram os corpos de seus entes queridos.


12 de setembro de 2019
Walter Barreto
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário