"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

TSE AUTORIZA INQUÉRITO DE CAIXA DOIS CONTRA JAQUES WAGNER


TSE anulou o entendimento adotado pelo TRE-BA, que havia arquivado o caso contra Wagner sem permitir a abertura da investigação.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, autorizou a abertura de inquérito eleitoral para investigar repasses de caixa dois da Odebrecht ao senador Jaques Wagner (PT) entre os anos de 2006 e 2014.

A investigação terá como base a delação premiada dos executivos da empreiteira brasileira na Operação Lava Jato.

O inquérito será remetido a um juiz eleitoral de primeira instância da Bahia, que ficará responsável pela investigação, informa O Globo.

A decisão atendeu a recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), no último dia 8 de abril.

Os supostos ilícitos a serem apurados decorrem de colaborações premiadas homologadas no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas à Lava Jato.

Entre os fatos narrados, encontram-se pagamentos de benefícios indevidos ao ex-governador da Bahia em troca de favorecimento à empresa Odebrecht.

Também consta dos relatos a informação de que foram feitas doações tanto contabilizadas quanto não registradas (“caixa 2”) para as duas campanhas de Wagner, registra o site UOL.

Por meio de nota, a defesa do senador afirmou “estar tranquila com este processo, uma vez que o Poder Judiciário já decidiu, por reiteradas vezes, que não existem elementos mínimos para justificar a investigação, seguindo entendimento consagrado pelo Supremo Tribunal Federal”.

27 de junho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário