O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta quinta-feira (23) que uma eventual vitória de forças nacionalistas na eleição para o Parlamento Europeu pode ser favorável para o Brasil.
Em viagem a Paris, o chanceler foi questionado sobre a ascensão desses partidos direitistas na Europa. Araújo falou sobre “proximidade de ideias”:
“A gente pode imaginar, realmente, um cenário onde você tenha um pouco mais de dimensão de proteção, talvez na agricultura. Mas, ao mesmo tempo, talvez uma maior proximidade de ideias, de visão de mundo, pode compensar ou até mais que compensar essas outras questões.”
Araújo disse que considera o crescimento dos partidos nacionalistas um movimento natural de povos
“Então eu acho que, se houver realmente uma confirmação dessa tendência, é algo que talvez facilite vários aspectos da nossa relação com os países europeus, que já é uma relação excelente, como todo mundo sabe. Mas claro, como eu dizia, se você tem essa base de visão de mundo, isso permite começar a pensar em determinadas iniciativas que, de repente, antes você não pensava.”
E completou:
“Eu acho que sempre você tem uma boa relação política com base em ideias compartilhadas é sempre favorável. E eu acho que sempre é mais fácil traduzir isso em instrumentos concretos na área econômica e em outras áreas.”
24 de maio de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário