"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

MUNDOS INTERNOS & MUNDOS EXTERNOS

Inner world, Outer worlds
Divide-se em quatro partes e reúne conhecimento atualizado, como a descoberta recente do Bóson de Higgs, e conhecimentos ancestrais: do Vedas, do Budismo e da Kaballah, passando por insights de cientistas, a exemplo de Nikola Tesla e do matemático Benoit Mandelbrot. Cita ainda Heráclito, Einstein, Goethe, Richard Feynman e Kierkegaard.
O documentário menciona o cruzamento dessas fontes de conhecimento e apresenta, com riqueza visual, os caminhos que a ciência e a sabedoria antiga percorrem para entender o universo, como os padrões de fractais (de Mandelbrot) e os sons na matéria física como areia e água (de Chladni).
22 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário