"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

GABEIRA PEDE RENÚNCIA DE TOFFOLI E MORAES



“O Supremo pulou a cerca. Fragilizou o jogo democrático”, escreveu Fernando Gabeira.

“Um supremo pulo de cerca” é o título da coluna publicada por Fernando Gabeira no jornal O Globo na manhã desta segunda-feira (22).

Em seu texto, Gabeira pede a renúncia do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e de seu colega de Corte, Alexandre de Moraes, com base nos atos recentes envolvendo “inquérito da censura”.

“Toffoli e Moraes deveriam renunciar não só ao inquérito como aos próprios cargos. Certamente não farão isso, mas serão apenas mais dois fantasmas numa cidade onde já circulam tantos outros”, escreveu.

“Unidos podem tentar transformar o país num grande fantasma do passado, um lugar das carteiradas, do sabe com quem está falando, do prendo e mando prender, do comigo ninguém pode, do cala a boca que sou autoridade”, acrescentou.


22 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário