"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

URGENTE: VOTAÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO SERÁ ABERTA


Após intenso debate entre senadores, maioria absoluta da casa se manifestou em defesa do voto aberto.

Com o apoio de 50 senadores, ficou decidido pela casa mais importante do legislativo brasileiro que a votação para a presidência do Senado será aberta, ou seja, os senadores terão de declarar seus votos publicamente. O quórum da sessão era de 53 senadores, tendo dois deles votado contra a questão de ordem que pedia o voto aberto. O 53º elemento era o presidente em exercício, Davi Alcolumbre.

O principal embate era entre o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). Senadores favoráveis ao voto aberto levantaram questão de ordem para que a eleição seguisse este rito, enquanto os apoiadores de Renan foram contrários a elas.

O senador Eduardo Fraga, defensor assíduo de Renan, insistia que Alcolumbre não poderia presidir a sessão sendo candidato, levando Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a pedir a palavra para defender o correligionário. Fraga não foi o único a ser alterar. Renan Calheiros chegou a se descontrolar e a chamar Rodrigo Pacheco de canalha.

Ao fim da votação, Katia Abreu (PDT-TO) subiu à mesa aos gritos na intenção de retirar Alcolumbre da presidência à força.


01 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário