"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

RACHA INTENSO NAS FORÇAS ARMADAS DA VENEZUELA


O diretor do jornal “El Nacional”, que parou de circular por falta de papel, disse que a ditadura de Nicolás Maduro está se fragmentando por dentro.

O jornal mais tradicional da Venezuela, El Nacional, publicou sua última edição impressa no último dia 14, após circular por 75 anos.

Crítico à ditadura de Nicolás Maduro, o periódico “usava distintas estratégias para driblar pressões do regime, e conseguimos até onde foi possível”, disse o diretor da publicação, Miguel Henrique Otero, 71.

Em entrevista à “Folha”, Otero disse não enxergar uma saída para o país que passe pela atual oposição:

[A oposição] está fragmentada, e seu pior erro foi achar que podia negociar com Maduro. A saída agora está em que o regime se fragmente por dentro. E isso já está acontecendo.

O diretor do jornal acrescentou:

As Forças Armadas já têm um setor rebelado. Há 250 oficiais de médio e alto escalão presos. Na Nicarágua não existe isso, nem em Cuba. É um problema imenso para Maduro se os militares forem abandonando o regime.

Otero também vê esperanças na mudança de governo nos países vizinhos, com Iván Duque na Colômbia, e Jair Bolsonaro no Brasil.

Ele declarou:

O panorama para Maduro se complica, pois são presidentes que terão atitude mais dura em relação a ele.


17 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário