"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

ECONOMIA DA NICARÁGUA SOFRE COM COLAPSO DA VENEZUELA


A economia da Nicarágua é relativamente pequena e centrada basicamente na plantação de café e no turismo.

Durante anos, o pequeno país da América Latina vem dependendo de subsídios externos. Se na década de 1980, a União Soviética era a principal parceira do ditador Daniel Ortega, a partir de 2007 esse papel coube à Venezuela.

Com o colapso da ditadura de Nicolás Maduro, que se agravou a partir de 2014, as remessas chavistas para Manágua começaram a cair vertiginosamente, o que prejudicou as contas públicas, até então cuidadosamente equilibradas.

Segundo o “Estadão“, o professor da Incae de Manágua, Arturo Cruz, declarou:


Os sandinistas aprenderam no seu primeiro governo como não governar o país. Na volta de Ortega, ele forjou uma aliança com setores privados e investiu em programas sociais e infraestrutura.

Segundo o analista, sem os recursos venezuelanos, Ortega passou a ter dificuldades para manter os programas de seus primeiros anos de mandato.

Em paralelo, a demanda da população por bons serviços públicos aumentou. “A resposta a isso foi um estado policial repressivo”,conclui.


17 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário