"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de maio de 2018

RAQUEL DODGE DEFENDE PRORROGAÇÃO DO INQUÉRITO QUE INVESTIGA TEMER

Resultado de imagem para raquel dodge
Raquel Dodge não aceitou arquivar o inquérito
Em dois ofícios enviados nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República , Raquel Dodge, se manifestou a favor do pedido do delegado Cleyber Malta Lopes, da Polícia Federal, de nova prorrogação por 60 dias do chamado inquérito dos portos e contra o pedido de arquivamento da investigação feito pela defesa do presidente Michel Temer.
O inquérito foi aberto no ano passado a partir de depoimentos em delação premiada de executivos do grupo J&F e apura se o presidente Michel Temer recebeu propina em troca da edição de um decreto para supostamente favorecer empresas portuárias. O presidente nega que o objetivo da medida tenha sido favorecer empresas.
BARROSO DECIDIRÁ– Agora, após as manifestações da PGR, a decisão definitiva caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do inquérito no Supremo.
Na semana passada, a Polícia Federal fez o pedido de prorrogação – o segundo nesse inquérito. No último dia 27 de fevereiro, o ministro Barroso já havia concedido uma prorrogação.
O pedido da Polícia Federal foi motivado principalmente pela necessidade de análise da quebra de sigilo do presidente, autorizada por Barroso. E também para analisar o material colhido na Operação Skala , que prendeu amigos de Temer e empresários do setor do portos.
PROVAS PENDENTES – No parecer em que concorda com a prorrogação do prazo no inquérito, que tem duas páginas, a procuradora-geral Raquel Dodge afirmou que o prazo maior é necessário porque há coleta de provas pendente e análise do material da Operação Skala, na qual amigos do presidente chegaram a ser presos.
“Como apontado pela autoridade policial, ainda restam diligências pendentes, o que justifica a necessidade de prorrogação de prazo para a conclusão desta investigação, em especial para a análise do material obtido na Ação Cautelar n° 4381, bem como dos dados obtidos por meio das quebras de sigilos bancários, fiscais e telemáticos”, afirmou a procuradora-geral na justificativa.
SEM ARQUIVAMENTO – No caso do pedido de arquivamento, a procuradora-geral da República negou, dizendo que ainda são necessárias investigações e diligências.
“É preciso aguardar a conclusão das diligências em curso neste inquérito. Somente com o resultado dos atos investigatórios até agora determinados e de outras diligências que possam surgir no andar do apuratório, poder-se-á alcançar um cenário mais firme sobre a existência material do delito. Diante do exposto, requeiro o indeferimento do pedido de arquivamento do Inquérito”, afirmou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Temer tenta aparentar tranquilidade, mas a situação está cada vez mais complicada para ele. As provas se acumulam, juridicamente ele não terá escapatória depois que perder o mandato, em 1º de janeiro. Será a bola da vez. (C.N.)  

06 de maio de 2018
Camila Bomfim e Vladimir Netto
TV Globo, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário