"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de maio de 2018

INVESTIGADO PELA PF, PRESIDENTE SORRI TENTANDO FAZER "CAMPANHA"

O presidente Temer em visita à feira Agrishow
Enquanto a filha depõe, Temer peocura votos
No dia em que Maristela Temer depôs à Polícia Federal, seu pai foi visitar uma feira agrícola em Ribeirão Preto. Num esforço para simular normalidade, ele percorreu estandes, tirou foto de chapéu de palha e fingiu pilotar uma colheitadeira. Ao ser questionado sobre a investigação, tentou fazer graça. “Registre o meu sorriso”, ironizou.
A filha do presidente ouviu perguntas sobre a origem dos recursos que pagaram a reforma da sua casa. A polícia suspeita que a obra foi bancada com propina da JBS destinada a Temer. Fornecedores disseram ter recebido em dinheiro vivo, entregue pela mulher do coronel João Baptista Lima.
ARRECADADOR – Preso na Operação Skala, o ex-PM é apontado como arrecadador do peemedebista. O empresário Gonçalo Torrealba confirmou à PF que Lima pedia contribuições em nome do chefe. Seu alvo preferencial eram os operadores do Porto de Santos, velho feudo político de Temer.
O depoimento de ontem é um momento raro na história. Em 1992, outro parente de um presidente em exercício se sentou diante de um delegado. Pedro Collor depôs na antiga sede da PF em São Paulo, o prédio que pegou fogo e desabou na terça-feira. A principal diferença é que o irmão de Fernando Collor não precisou se explicar. Ele procurou a polícia e delatou um esquema do qual não levou um centavo.
PARALISIA – O inquérito dos portos agravou a paralisia do governo Temer, que já estava esvaziado pela impopularidade e pela agitação pré-eleitoral. O presidente deveria estar na Ásia, mas cancelou a viagem com a justificativa de que não podia prejudicar “votações importantes”. A versão oficial era furada. As tais votações terminaram na noite de quarta, véspera da data prevista para a decolagem da comitiva.
Depois do passeio na feira agrícola, Temer revelou que foi aconselhado a ter mais contato com os eleitores. “Disseram que eu fico muito no gabinete, que preciso sair mais”, contou. No feriado, ele apareceu no local da tragédia e teve que sair às pressas, sob vaias e palavrões.
O assessor que teve a ideia da visita deve ser o mesmo que providenciou o escudo contra eventuais hostilidades. Quando o clima pesou, o guarda-costas do presidente sacou uma mala preta para protegê-lo. Para igualar a do ex-deputado Rocha Loures, só faltaram as rodinhas.

06 de maio de 2018
Bernardo Mello Franco
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário