"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de maio de 2018

DEPOIMENTO DA FILHA PODE INCRIMINAR TEMER NA REFORMA DA CASA DELA

Resultado de imagem para maristela temer
Maristela diz que pegou empréstimo para a obra
Uma das filhas do presidente Michel Temer, Maristela, disse à Polícia Federal que usou empréstimos e dinheiro da mãe para pagar uma reforma em sua casa, em 2014. A obra é investigada pela PF, que suspeita que o presidente tenha lavado dinheiro de propina com reformas em imóveis de familiares e em transações imobiliárias em nomes de terceiros, na tentativa de ocultar bens. Maristela não apresentou comprovantes.
Em depoimento nesta quinta (3), ela ainda admitiu que Maria Rita Fratezi, mulher do coronel João Baptista Lima Filho, fez alguns pagamentos, mas negou o recurso tenha vindo de seu pai.
DINHEIRO VIVO – O conteúdo do depoimento foi relevado pelo Jornal Nacional e confirmado pela Folha. Em março, um fornecedor da obra feita Maristela afirmou à Folha que recebeu pagamentos das mãos de Fratezi, em dinheiro vivo.
“Foi Maria Rita Fratezi quem fez os pagamentos, em espécie, em parcelas. Os pagamentos foram feitos dentro da loja”, disse Piero Cosulish, da Ibiza Acabamentos.
“Ela [Maria Rita] vinha fazer o pagamento. Se estava dentro de um envelope, dentro de uma bolsa, não sei te confirmar”, acrescentou Cosulish, que foi intimado pela PF e deve ser ouvido nesta sexta.
“POR CARINHO” – Fernando Castelo Branco, advogado da filha do presidente, disse à Globo que o “auxílio” da mulher do coronel foi dado “por carinho a Maristela”, “por conhecer desde criança”.
Os depoimentos fazem parte do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal que investiga se empresas do setor portuário pagaram propina para a edição de um decreto, assinado por Temer no ano passado.
A estimativa dos investigadores é de que a reforma tenha custado cerca de R$ 1,5 milhão.
INVESTIGAÇÃO – A obra passou a ser objeto de apuração quando a polícia encontrou na casa do coronel, em uma busca e apreensão, comprovantes de pagamentos a fornecedores.
Até o momento, a apuração da polícia aponta que o presidente recebeu, por meio do coronel Lima, ao menos R$ 2 milhões de propina em 2014. A origem desse dinheiro são, para a investigação, a JBS e uma empresa contratada pela Engevix.
A reportagem tentou contato com a defesa de Maristela, mas nenhuma ligação foi atendida.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O depoimento de Maristela pode ter sido catastrófico para Temer e para ela mesma. Agora, terá de apresentar comprovantes do empréstimo bancário, cujo valor tem de corresponder ao custo da obra, caso contrário a lavagem de dinheiro ficará mais do que comprovada. Ela deveria ter afirmado simplesmente que a reforma da casa foi um presente do pai. Com a história do empréstimo bancário, de repente Maristela se tornou cúmplice. Se o pai for condenado, a filha será também (com pena mínima). (C.N.)


06 de maio de 2018
Camila Mattoso
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário